A semana começa com celebração em Rio Pardo. Nesta segunda-feira, 2, às 8 horas, ocorre a procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos marinheiros, pescadores e viajantes. Logo após, às 9 horas, tem início a tradicional missa na Praia dos Ingazeiros, seguida de procissão até a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, na Rua Júlio de Castilhos, no centro da cidade.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Renan Della Corte, o evento é muito mais que um ato religioso. “É uma parte viva, uma identidade cultural do povo de Rio Pardo. Temos que respeitar nossas raízes, sempre projetando o futuro.” Ele ainda lembra que a realização atrai muitos fiéis de outros municípios.
“É de suma importância para a cidade, assim como a Semana Santa, cuja encenação da Paixão de Cristo já é reconhecida nacionalmente.” Della Corte salienta a importância do apoio da Prefeitura para a preservação da procissão, considerada memória viva do município. “Todos estão convidados para vir até Rio Pardo e professar sua fé nas águas do nosso Jacuí.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo e Santa Cruz terão celebrações a Iemanjá; veja detalhes
Festa de Iemanjá com trabalho social
O Yle de Oxum Panda e Ossanha Agué vai realizar, na próxima segunda-feira, a tradicional homenagem a Iemanjá em Rio Pardo. A celebração, conduzida pela Mãe Jana de Oxum e pelo Pai Denilson de Ossanha, ocorrerá a partir das 20 horas na sede da instituição (Rua Duque Estrada, 114, Vila Pinheiros).
O evento, que já é parte do calendário cultural e religioso do município, une a preservação das tradições de matriz africana ao trabalho social. Além dos rituais e homenagens à Rainha do Mar, a organização servirá um jantar comunitário com galeto, arroz e saladas, além da tradicional oferta de frutas, como a melancia.
Publicidade
A expectativa dos organizadores é acolher cerca de 300 pessoas. O foco deste ano é o atendimento a indivíduos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo alimentação e acolhimento.
Serviço
- O quê: Festa de Iemanjá 2026
- Quando: 2 de fevereiro, às 20 horas
- Onde: Rua Duque Estrada, 114, Vila Pinheiros (Rio Pardo)
- Entrada: aberta ao público
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade