A Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (Feccab) completa 75 anos em 2026 com o objetivo de ampliar a atuação. Desde que assumiu a presidência, em 2024, Felipe Kuhn Braun implementou atividades em diferentes eixos. Segundo ele, o trabalho hoje é dividido em eventos, publicações e realização de visitas e viagens técnicas.
“Assumimos a Feccab com a proposta de ampliar a Federação e o engajamento dos filiados, através de atividades que pudessem deixar as pessoas motivadas a participar”, destaca. Segundo Braun, a meta é aumentar o número de associados em 50%. Atualmente cem pessoas são filiadas à entidade, espalhadas por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
LEIA MAIS: Confira a programação do Santa Folia 2026
Publicidade
Entre as prioridades da Feccab para este ano estão as visitas técnicas. Realizadas em grupo, percorrem museus, casas culturais e espaços em restauração em diferentes cidades do Estado. No ano passado, por exemplo, visitas foram feitas a espaços em Igrejinha, Novo Hamburgo e Dois Irmãos. Nesse último município, os filiados puderam conhecer a fundo o Moinho Collet, prédio histórico que está em processo de restauração.
O objetivo é proporcionar uma experiência completa a pessoas que buscam conhecer melhor a cultura teuto-brasileira. Além disso, a atual gestão tem investido em atividades culturais como palestras, apresentações musicais, recitais de piano e corais.
LEIA TAMBÉM: Moradores do interior de Santa Cruz participam do longa-metragem Milena
Publicidade
Mas a grande aposta para 2026 são as viagens técnicas. Abertas a associados, elas visam proporcionar conhecimento histórico e cultural sobre a imigração alemã e os lugares visitados. A primeira viagem programada é para Petrópolis, no Rio de Janeiro, de 14 a 17 de maio. A escolha do destino se deve à presença de filiados e ao fato de o Centro Cultural 29 de Junho, clube cultural de Petrópolis, ser associado à Federação.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade