A Vigilância Sanitária de Vera Cruz atendeu, nesta terça-feira, 3, duas ocorrências graves envolvendo maus-tratos e morte de cães no município e na divisa com Santa Cruz do Sul. Os casos estão sendo apurados com o apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil.
O primeiro registro ocorreu na localidade de Linha Cipriano, após denúncia feita por uma moradora que avistou um cão morto em um ato considerado cruel, com fortes indícios de maus-tratos. A equipe da Vigilância Sanitária esteve no local, realizou os procedimentos cabíveis e registrou boletim de ocorrência, para que o caso seja investigado pela Polícia Civil.
A segunda ocorrência foi registrada na ERS-412, na ponte que marca a divisa entre Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. No local, após denúncia, foram encontrados cinco cães mortos, arremessados sob a ponte, em uma área de vegetação. Conforme a apuração inicial, os animais aparentavam estar em tratamento veterinário, sendo que um deles havia sido castrado recentemente e ainda estava com pontos cirúrgicos, e outro apresentava sutura do tipo “bailarina”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Saiba que sanções podem ser aplicadas a jovens que mataram cão Orelha
O agente de Combate às Endemias da Vigilância Sanitária de Vera Cruz, Rudiberto Berlt, explica que ocorrências desse tipo, embora graves, não são casos isolados no município. Segundo ele, as fiscalizações relacionadas a maus-tratos são realizadas pelo fiscal ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio permanente da Vigilância Sanitária.
“Atendemos, em média, cerca de 10 denúncias de maus-tratos por semana, por diferentes motivos. Muitas dessas denúncias chegam pelo WhatsApp da Vigilância Sanitária, o que evidencia a importância da participação da comunidade. Em todos os casos, são feitos os encaminhamentos necessários, incluindo o registro de ocorrência junto às autoridades competentes quando há indícios de crime”, afirma.
Publicidade
Além da atuação direta nas denúncias, o município desenvolve uma série de ações educativas e preventivas voltadas à proteção animal. “Realizamos palestras nas escolas, produzimos e distribuímos materiais educativos sobre posse responsável, mantemos o atendimento do castramóvel, promovemos feiras de adoção de animais retirados de situações de maus-tratos ou abandono e também distribuímos materiais informativos nesses eventos”, destaca Rudiberto.
LEIA TAMBÉM: Castramóvel em Vera Cruz tem 100% das vagas preenchidas para ação em fevereiro
O prefeito em exercício de Vera Cruz, Angelo Hoff, reforça que o município repudia qualquer forma de violência contra animais e atua de forma contínua para prevenir esse tipo de crime. “A morte de animais de forma cruel é inaceitável e causa indignação. O poder público está fazendo a sua parte, tanto na investigação quanto na prevenção, mas o envolvimento da comunidade é fundamental. Denunciar é um ato de responsabilidade e pode salvar vidas”, ressalta.
Publicidade
A Vigilância Sanitária reforça que maus-tratos a animais são crime, conforme a legislação vigente, e orienta que denúncias podem ser feitas de forma anônima à Brigada Militar, à Polícia Civil ou pelos canais oficiais do município. As investigações seguem em andamento.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade