Durante a primeira sessão legislativa do ano de 2026, nessa segunda-feira, 2, o vereador Alberto João Heck apresentou e foi aprovada a realização de duas reuniões solenes. Uma para homenagear a Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), pelos 25 anos de exitosas atividades, a serem celebrados no dia 19 de abril de 2026, em dia e data ainda a ser definida.
“Além de promover o futebol amador no Município e na região, a Lifasc realiza um forte trabalho na área social, com ações de lazer e integração comunitária, bem como de engajamento cultural e diversificação esportiva”, frisou Heck.
A história da Lifasc remonta à década de 1950, quando as comunidades do interior começaram a organizar partidas amistosas entre times de localidades vizinhas, lembrou Alberto Heck na proposição. Este movimento evoluiu nas décadas seguintes, mas foi somente em 2000 que surge a Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), como fruto de uma reorganização dos clubes, continuou o vereador. Contudo, a fundação oficial da entidade ocorreu no ano seguinte.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hospital Ana Nery reforça importância de residenciais terapêuticos em sessão da Câmara
Assim, a Lifasc nasceu com o objetivo de atrair os torcedores das comunidades envolvidas, promovendo um senso de pertencimento e mobilização local. O primeiro campeonato da Lifasc foi iniciado no segundo semestre de 2001, completa Heck.
Conforme o vereador do PT, a Lifasc se estabeleceu como uma entidade com um importante trabalho social e comunitário, focado nos moradores do interior do município. Entre os objetivos centrais da Liga está estimular a participação dos jovens em atividades em suas comunidades, bem como manter viva a chama do futebol amador e do esporte dentro das comunidades. Atualmente, o Campeonato da Lifasc é destinado às comunidades do interior de Santa Cruz do Sul e arredores, abrangendo um público estimado em cerca de 20 mil pessoas, na faixa etária entre 10 a 65 anos, ressaltou.
Publicidade
Solene para a Escola Petituba
A outra sessão solene, proposta pelo vereador Alberto Heck e aprovada pela Câmara, é em homenagem à Escola Petituba, celebrando os 65 anos de criação do educandário, sediado no Bairro Santo Inácio. “A solene visa prestar uma justa e necessária homenagem à Escola Estadual de Ensino Fundamental Petituba, em alusão ao seu sexagésimo quinto (65º) aniversário de fundação, a ser celebrado no dia 4 de março de 2026”, salientou Heck.
LEIA TAMBÉM: Câmara aprova criação de frente parlamentar para melhorar energia elétrica no interior de Santa Cruz
A trajetória da Escola Petituba confunde-se com a própria história de desenvolvimento do Bairro Santo Inácio e da zona urbana de Santa Cruz do Sul, justificou ele. Fundada em 1961, a instituição nasceu do anseio comunitário por educação, tornando-se, ao longo de seis décadas e meia, um pilar fundamental na formação intelectual, ética e cidadã de milhares de santa-cruzenses, avaliou.
Publicidade
O nome “Petituba”, de origem Guarani — significa “lugar de muito tabaco” ou “tabacal” — não é apenas uma designação geográfica, mas uma reverência à identidade socioeconômica de nossa região, explicou Alberto Heck. Ao adotar esse nome, a escola reafirma seu compromisso com as raízes locais, valorizando a cultura que sustenta Santa Cruz do Sul e praticamente todo o Vale do Rio Pardo, completou. Atualmente, atendendo a uma comunidade escolar de aproximadamente 260 alunos e contando com um quadro dedicado de professores e funcionários, a Escola Petituba destaca-se pela excelência no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), concluiu.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade