Depois de uma semana marcada por altas temperaturas, a chuva voltou a Santa Cruz do Sul. Conforme a Defesa Civil Municipal, a precipitação ocorreu de forma moderada e alcançou de 23 a 25 milímetros, no período da meia-noite dessa sexta-feira, 6, e a madrugada deste sábado, 7.
Moradores relataram ocorrências pontuais de queda de energia elétrica e falta de água em alguns pontos da cidade. Até o momento, não houve registro de ocorrências nem pedidos de auxílio à Defesa Civil em razão da precipitação.
LEIA MAIS: Dívida ativa subiu 3,29% em Santa Cruz no ano passado
Publicidade
A Prefeitura segue monitorando as condições climáticas e permanece à disposição da comunidade para eventuais necessidades. Em caso de necessidade de assistência, a população pode entrar em contato pelos canais: WhatsApp da Defesa Civil: (51) 92001-3351; Guarda Municipal: 153 e Corpo de Bombeiros: 193.
Alívio para a agricultura
No interior, a chuva foi recebida com alívio pelos produtores rurais, após dias de temperaturas elevadas, que vinham causando preocupação no campo. O produtor rural Giovane Weber, colaborador da Gazeta do Sul com a coluna Por Dentro da Safra, destacou que o calor intenso vinha afetando diversas culturas, especialmente em regiões que haviam recebido pouca ou nenhuma chuva nos últimos dias.
LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber sobre o Bailinho da Borges neste sábado
Publicidade
Segundo ele, lavouras de milho safrinha, tabaco, feijão, além de pastagens e áreas de adubação verde, estavam sob risco devido ao calor, que compromete o desenvolvimento das plantas e pode gerar perdas de qualidade e vigor. A chuva registrada, mesmo com vento e em curto período, não causou transtornos no meio rural e trouxe volumes superiores a 30 milímetros em algumas localidades.
Pantano Grande registra temporal com rajadas de vento
O município de Pantano Grande registrou cerca de 70 milímetros de chuva, acompanhados de fortes rajadas de vento. As condições climáticas provocaram falta de energia elétrica em alguns bairros, destelhamento de residências e alagamentos pontuais por transbordamento de bueiros.
LEIA MAIS: Cinco pontos estão impróprios para banho no Rio Grande do Sul, aponta Fepam
Publicidade
Chamada pelos moradores, a Defesa Civil realizou a cobertura emergencial de residências com lonas e outras medidas preventivas, garantindo a segurança e a proteção das famílias afetadas. Ao longo deste sábado, 7, a secretaria segue atuando no auxílio aos moradores atingidos pelo temporal e permanece em estado de alerta para possíveis novas ocorrências relacionadas às condições climáticas previstas para o final de semana.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade