Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MARCIO SOUZA

Cercado de soja

Carlos Drummond de Andrade escreveu: “No meio do caminho tinha uma pedra; tinha uma pedra no meio do caminho”. O texto icônico, que faz parte da história de um dos maiores poetas brasileiros, fez-nos viajar nas letras ao chegar à janela do hotel em que a equipe da Expedição Os Caminhos do Tabaco se hospedou, em Paulo Frontin, no Paraná.

A estrutura, em formato de castelo que lhe dá o nome Castelinho, tem à frente a BR-153 e o restante é uma lavoura de soja. No meio da lavoura tinha um hotel; tinha um hotel no meio da lavoura. E essa peculiaridade não é apenas porque não está na área central, pois não fica a mais de cinco minutos de distância. É consequência do reconhecimento da relevância do setor produtivo rural para o município.

LEIA MAIS: Tadinho do Hachiko

Publicidade

Paulo Frontin evidencia a importância da diversificação no setor primário. Assim como é possível chegar à propriedade da professora Lindamir Anelise Stenzel Freyhardt, que tem 28 mil macieiras, encontra-se o tabaco ainda na lavoura, à espera da colheita; e a soja, que cerca o Castelinho.

Os frontinenses acordam cedo e deitam cedo também. A noite de domingo é silenciosa, exceto pelo Oh My Burger, que, como o nome sugere, vende hambúrguer. A comunidade faz jus à canção de Don & Ravel, que enaltece quem atua na produção rural: “Obrigado ao homem do campo! Pela semeadura do chão e pela conservação do folclore”.

LEIA TAMBÉM: Adeus, metas velhas!

Publicidade

E se for pensar nos gaúchos, que serão visitados quinta e sexta-feira pela expedição, dá para lembrar de Os Serranos: “Com o sol ou com a chuva, ele está lá, garantindo a comida na nossa mesa, sem parar”.

Já passou da hora de olhar torto para quem alinha a economia com o seu trabalho, de chamar pejorativamente de colono aquele que garante nosso alimento e movimenta o comércio, a indústria, os serviços e a construção. O produtor rural faz a diferença, tanto em uma pequena propriedade quanto nos latifúndios; vive e transforma a vida no interior de Santa Cruz ou em Paulo Frontin, fazendo ter um hotel no meio da lavoura.

LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.