Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INAUGURAÇÃO

Eduardo Leite estará em Santa Cruz para volta às aulas na Escola José Mânica

Após anos de espera, construção está pronta e deverá ser utilizada pelos estudantes santa-cruzenses no começo das aulas | Foto: Julian Kober

O início do ano letivo de 2026, marcado para a próxima quarta-feira, 18, na rede estadual, terá um gosto especial para a comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, no Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul. Após anos de espera, a obra do novo prédio da instituição está concluída e poderá receber os alunos.

Para celebrar a ocasião, será realizado um evento de volta às aulas, marcado para as 14 horas. A atividade contará com a presença do governador Eduardo Leite, acompanhado por uma comitiva do governo do Estado que também inclui as secretárias da Educação, Raquel Teixeira, e de Obras Públicas, Izabel Matte. Conforme o Piratini, o José Mânica trata-se de “um dos símbolos da mudança na gestão”.

LEIA MAIS: Estado prepara entrega do prédio da Escola José Mânica

Publicidade

Nos últimos anos, a escola teve de operar em salas modulares (contêineres). Isso porque o prédio original havia sido interditado em 2013, após apresentar rachaduras nas paredes e infiltrações. O novo espaço, com dois pavimentos, recebeu investimento de R$ 4,6 milhões e conta com dez salas de aula, laboratório de ciências, refeitório, cozinha, área de serviço e setor de administração, além da biblioteca e sala de professores. Atualmente, o José Mânica conta com cerca de 350 alunos, entre Fundamental, Médio e turno integral. 

Maratona

A passagem por Santa Cruz do Sul integra uma série de visitas que Eduardo Leite fará em escolas estaduais durante os primeiros dias do ano letivo. Ainda no dia 18, pela manhã, a comitiva estadual conferirá a reforma do Instituto Estadual Assis Brasil, em Pelotas. No dia 19, o compromisso será no Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, que recebe obras com investimentos calculados em mais de R$ 20 milhões. Por fim, no dia 20, o governador e as secretárias estarão no Colégio Professor Augusto Meyer, em São Leopoldo.

LEIA TAMBÉM: Sesc abre primeira turma de Ensino Médio em Santa Cruz

Publicidade

A abertura do ano letivo contempla 2,3 mil escolas da rede estadual, que atendem mais de 700 mil estudantes, com o apoio de cerca de 39 mil professores, ministrando aulas em todos os níveis da educação básica. Segundo o governo do Estado, desde 2019, foram quase mil obras concluídas em instituições de ensino. Leite também destacará ações como os programas Pé no Futuro e Todo Jovem na Escola e a distribuição de uniformes escolares.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.