Em uma semana marcada tanto pela chuva quanto pelo calor intenso, Santa Cruz do Sul registrou, no início da tarde desta quinta-feira, 12, sensação térmica de 50,8 graus, às 12h55. Conforme dados da estação meteorológica da Rádio Gazeta, é o segundo dia consecutivo em que a sensação passa de 50 graus no Centro da cidade – na quarta-feira, 11, o número chegou a 51,6 graus, às 15h19.
As temperaturas máximas, por sua vez, ficaram na casa dos 37 graus. Na região, pontos de Venâncio Aires também registraram sensação térmica acima de 50 graus nos dois dias. A MetSul Meteorologia explica que o calor mais intenso é provocado pela influência de uma massa de ar tropical quente e úmida sobre o Sul do Brasil, com efeitos maiores no Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Novo rompimento de adutora leva município a cobrar providências da Corsan/Aegea
Publicidade
Ainda, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo a maior parcela do Vale do Rio Pardo. O aviso é válido do meio-dia até as 23 horas desta quinta-feira, com possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, ventos superiores a 100 quilômetros por hora e queda de granizo.
Segundo o comunicado, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. O Inmet orienta a população a desligar aparelhos elétricos, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos em caso de enxurrada e, em caso de situação de perigo confirmada, procurar abrigo, evitando permanecer ao ar livre.
Mesmo com o calor intenso, nos dois dias em que a sensação térmica passou de 50 graus, a população santa-cruzense teve de lidar com a falta de água. Na quarta-feira, o rompimento de uma adutora no Bairro Bom Jesus, no fim da manhã, deixou grande parte da cidade sem abastecimento. Após o conserto, o serviço foi se normalizando durante a noite. Já nesta quinta, moradores dos bairros Ana Nery e Faxinal Menino Deus relataram torneiras vazias.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Especialista alerta para riscos do calor extremo e explica como se proteger
A Corsan foi contatada e confirmou que o desabastecimento nesta quinta segue em razão do rompimento de rede ocorrido na manhã de quarta. Em comunicado, a companhia pontua que o sistema segue em recuperação. A distribuição de água deve ser restabelecida gradualmente durante a noite, à medida que os reservatórios recuperam os níveis adequados de armazenamento.
Sensação térmica x temperatura: qual a diferença?
Uma dúvida frequente é a diferença entre o que é sensação térmica e o que é temperatura. Em geral, temperatura é o dado registrado por um termômetro ou outro aparelho de medição. Já a sensação térmica é o quanto o corpo humano sente as condições climáticas em um lugar em determinado momento. Por isso, essa informação leva em consideração não só a temperatura, mas também o vento e a umidade relativa do ar.
Publicidade
Além disso, a sensação térmica é diferente para cada pessoa, visto que cada corpo terá uma sensibilidade diferente a estes fatores. O número atribuído é apenas uma sugestão do quanto as pessoas estão sentindo as condições climáticas, e não significa que esta seja a temperatura registrada ou que será sentida por todas as pessoas da mesma forma. A reação de cada indivíduo é influenciada por fatores como idade, alimentação, condicionamento físico e metabolismo.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade