Enquanto as escolas de samba se preparam para o desfile fora de época, em março em Santa Cruz do Sul, vamos lembrar dos bailes e dos blocos que agitavam o carnaval nos clube tradicionais, o União, Corinthians, Aliança, Ginástica e SCB União (Uniãozinho). O fotógrafo e colaborador Luiz Fernando Bertuol mantém um arquivo com imagens das principais entidades das décadas de 1970, 80 e 90.
Os bailes sempre foram tradição na cidade. O extinto jornal Kolonie, em língua alemã, em 1896 já apresentava propagandas convidando o público para os festejos. Em 1900 começaram as brincadeiras nas ruas com os blocos Bam-Bam-Bam, Turunas e Filhos do Inferno.
LEIA TAMBÉM: Memória: herança de milhões de dólares
Publicidade
Os blocos carnavalescos, com suas fantasias e irreverência, eram uma atração especial. Eles costumavam abrir os bailes e garantiam a agitação nos salões. Geralmente cada clube apoiava a organização do seu bloco, inclusive fornecendo regalias como engradados de cerveja, refrigerantes, sacos de confete e rolos de serpentina.
Muitos blocos ficaram conhecidos e ainda são lembrados em Santa Cruz. Entre eles, Vagalumes do Amor, Filhos da Lua, Os Abutres, Pifpaf, Borraskas, Mete Bronca, Tôa Tôa, Os Egípcios, Vai Quem Ké e vários outros.

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!