Olá, pessoal! Tudo bem? Em pleno período de Carnaval, estamos mais uma vez atentos a tudo o que ocorre nas lavouras e no agro de toda a região identificada com a produção de tabaco. Na semana passada, percorremos em viagem os três estados do Sul do Brasil com a Expedição Os Caminhos do Tabaco 2026, na companhia do Marcio Souza, jornalista da Gazeta, e de meu colega Alan Toigo, da página Fumicultores do Brasil. Na sexta-feira à noite retornamos para nossa propriedade, e por aqui damos andamento às tarefas.
Foram dias intensos, em que percorremos 2.316 quilômetros por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, visitando oito famílias, que nos acolheram com muito carinho para contar sua história. E, como vimos, o tabaco está presente em todas, com destaque.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: tarefas na lavoura em clima seco
Publicidade
Quem voltou com a gente na viagem
Retornei para casa, das andanças pela expedição, com uma lembrança incrível. Em Pelotas, visitamos o Luís Guiherme Zarnott e a Natália Bubolz Zarnott, que residem em propriedade que antes fora do avô, hoje é da mãe, que mora em outro município, e agora o casal administra a estrutura. Plantam 60 mil pés de tabaco e criam ovelhas, sendo que a Natália ainda se dedica ao artesanato. Com a mãe, ela aprendeu a fazer tricô, e em tutoriais na internet e em sites aprendeu a trabalhar com outras técnicas.
O resultado é que ela hoje elabora bonecos, bonitos e muito bem acabados, que já são adquiridos em vários estados brasileiros, para onde os comercializa por rede social ou pela internet. E ela me surpreendeu e me presenteou com o bonequinho da foto acima, o amigurumi, que simboliza, claro, o Giovane, produtor e influenciador, com seu chapéu característico e com folhas de tabaco na mão. Não tem como não se emocionar com esse gesto, que representa o carinho e a acolhida tão especial que tivemos em todas as propriedades ao longo da semana. A todas as famílias, nosso muito obrigado!
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: até uma próxima!
Publicidade

Em Sinimbu, confiança com tabaco
Na reta final de nossa expedição, estivemos no interior de Sinimbu, onde visitamos a propriedade do Evandro Mueller, da foto acima. Situadas entre vales, morros, rios, e com acesso por estradas íngremes e por vezes mal conservadas, as terras que ele cultiva proporcionam uma renda digna com o tabaco e com a diversificação. Ainda hoje eles se ressentem dos estragos e transtornos causados pela enchente de abril e maio de 2024, mas não esmoreceram e persistem em sua missão de plantar e colher, confiando sempre em dias melhores no agro.
Junto com a esposa Júlia, Evandro conduz sua propriedade com muito capricho e competência. A eles e a todas as demais famílias, deixamos registrado nosso agradecimento pela recepção. No caderno Safra, que vai circular na Gazeta do Sul ao final deste mês, ainda contaremos mais sobre todo esse roteiro.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!