Com mais de 30 anos de história, a Paixão de Cristo de Rio Pardo inicia nesta sexta-feira, 20, o processo de seleção de elenco para a edição 2026 do espetáculo. Reconhecida como uma das montagens comunitárias mais tradicionais do Vale do Rio Pardo, a produção reúne cerca de 80 atores e integra a programação da Semana Santa da Cidade Histórica.
A seleção ocorrerá nesta sexta-feira, 20, e no sábado, 21, às 19 horas, e no domingo, 22, às 15 horas, no Ginásio Guerino Begnis (Guerinão). Não é necessário ter experiência prévia em teatro para participar. Uma das novidades deste ano é a oferta de oficinas gratuitas de iniciação teatral, voltadas especialmente para quem nunca teve contato com o palco.
As aulas das oficinas serão aos sábados, às 15 horas, a partir do dia 28 de fevereiro, ao longo de um mês, em horário diferente dos ensaios. “A Paixão de Cristo tem isso muito presente na sua história. Muitos que começaram aqui, sem nenhuma experiência anterior, hoje são atores profissionais e atuam em grandes teatros do Estado. É um espaço de formação e descoberta”, destaca o diretor Dmitri Rodrigues, que também ministrará as oficinas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “Nos preparamos por mais de um ano para este título”: Embaixadores do Ritmo celebra tricampeonato em Rio Pardo
Durante os encontros, os participantes terão contato com exercícios de improvisação, jogos teatrais e técnicas de expressão corporal e vocal. O espetáculo é aberto a todas as idades – crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ao longo dos anos, a montagem passou por transformações importantes, especialmente na ampliação dos papéis femininos. O texto foi atualizado com novas cenas e hoje apresenta equilíbrio entre personagens masculinos e femininos.
Após a seleção, os ensaios ocorrerão nas sextas-feiras e aos fins de semana. Na semana da apresentação – prevista para a Sexta-Feira Santa, 3 de abril – o cronograma de atividades costuma se intensificar. Além da atuação, os participantes vivenciam diferentes etapas da produção teatral, como criação de cenografia, dança, figurino e gravação de texto em estúdio profissional. A direção é de Dmitri Rodrigues, com dramaturgia de Letícia Mendes. A produção é da Andarilhos Companhia Teatral e da Vaquita Cultural, com realização da Prefeitura de Rio Pardo, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Escolas de samba levam milhares de foliões ao Centro de Rio Pardo
Serviço
- O quê: seleção de elenco para a Paixão de Cristo de Rio Pardo
- Quando: sexta e sábado, 20 e 21 de fevereiro, às 19 horas; domingo, 22, às 15 horas
- Onde: Ginásio Guerino Begnis (Guerinão), Rua Apolinário Francisco de Borba
- Como participar: comparecer no local e horário indicados. O formulário de inscrição também está disponível no Instagram da Andarilhos.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade