A tarde desta quinta-feira, 19, foi marcada por um momento significativo para a rede pública de saúde mental de Santa Cruz do Sul. Em cerimônia realizada na Rua Marechal Deodoro, 654, a Administração Municipal reinaugurou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), que passou a funcionar em novo endereço, com estrutura mais ampla e adequada para o atendimento à população.
O ato contou com a presença do prefeito Sérgio Ivan Moraes, do vice-prefeito Alex Knak, do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, da coordenadora de Saúde Mental do Município, Valquíria Toledo Souto, além de vereadores, servidores, profissionais de saúde, comunidade e usuários do serviço.
Com a mudança, o serviço passou a operar em um espaço mais confortável e apropriado, garantindo melhores condições de trabalho às equipes e mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além da qualificação estrutural, a transferência para o novo prédio deve gerar uma economia estimada em cerca de R$ 40 mil por ano aos cofres públicos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura planeja implantar Museu do Tabaco no prédio do antigo Fórum
Em sua fala, o prefeito destacou o trabalho da equipe da Saúde, que se tornou essencial na busca de um lugar adequado para o atendimento aos pacientes. “Tudo foi preparado para que eles tenham uma vida melhor e uma qualidade garantida de atendimento. Que este local seja um ambiente do bem e um porto seguro para cada um”, desejou.
O secretário Rodrigo também ressaltou o empenho coletivo para viabilizar a mudança. “Foi um esforço conjunto de muitas mãos. Tivemos um trabalho intenso na preparação do prédio, na locação, limpeza, instalação de internet e em todos os detalhes necessários para garantir que o atendimento não fosse interrompido. Sabemos das dificuldades enfrentadas no espaço anterior e temos a convicção de que essa mudança representa um avanço importante para usuários e profissionais”, afirmou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Parque de Rodeios deve receber melhorias para a Fecars
Rabuske ainda adiantou que a Secretaria já está na fase final de elaboração do projeto para a construção de uma sede própria para o CAPS AD, em área próxima à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O investimento estimado é de aproximadamente R$ 3 milhões. “Nosso objetivo é oferecer, em breve, um espaço definitivo, planejado especialmente para atender às necessidades do serviço e da comunidade”, completou.
Dispositivo estratégico da Rede de Atenção Psicossocial do município, o CAPS AD III funciona sob a lógica de portas abertas e conta com equipe multidisciplinar. O atendimento ocorre diariamente, das 7h às 19h, com acolhimento inicial sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento. Após as 19h, o serviço segue assistindo os usuários na modalidade de acolhhimento noturno.
Publicidade
Em 2026, o CAPS AD III completa 20 anos de atuação. Inicialmente habilitado como CAPS AD tipo II, o serviço passou a ser tipo III em 2013, ampliando sua capacidade de atendimento com acolhimento 24 horas.
LEIA TAMBÉM: Rede municipal inicia ano letivo para mais de 11 mil estudantes
A unidade dispõe de 10 leitos para desintoxicação em casos leves a moderados — oito masculinos e dois femininos — e realiza cerca de 14 mil atendimentos por ano. Entre as ações desenvolvidas estão acolhimentos, oficinas terapêuticas, grupos de apoio, atividades de reinserção social, consultas individuais e reuniões com familiares, com foco na promoção do cuidado integral, da qualidade de vida e da dignidade.
Publicidade
Após os pronunciamentos das autoridades, foi realizado o descerramento da placa inaugural, oficializando a entrega das novas instalações à comunidade.
.LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade