O Bairro Santa Vitória recebeu, na tarde do último sábado, 11, a primeira edição do Conexão Comunitária, iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão em parceria com as demais secretarias municipais. A programação ocorreu no Cras Beatriz Frantz Jungblut, que passou por obras de revitalização para sediar o evento.







Fotos: Claudine Friedrich
Com a proposta de aproximar o poder público da população, a ação reuniu centenas de moradores da zona sul da cidade e ofereceu uma ampla gama de serviços e atividades. Ao longo da tarde, a comunidade teve acesso a informações e cadastros para programas sociais, como o Cadastro Único (CadÚnico), além de inscrições para castração de animais e atendimentos no Hospital Veterinário. Também foram disponibilizadas orientações sobre linhas de crédito por meio do Banco do Povo, bem como informações sobre os direitos da mulher, da pessoa idosa e da população LGBTQIA+.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: 7º BIB entrega boinas pretas a 264 novos soldados em Santa Cruz
A programação contou ainda com a participação de diferentes órgãos e entidades, como Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, além de ações educativas, como o Quintal da Dengue e atividades de educação no trânsito. O evento também abriu espaço para empreendedores locais, brechó comunitário, vacinação, atividades esportivas e brinquedos infláveis. Para completar, apresentações artísticas e músicos locais animaram o público ao longo de toda a programação.
Idealizadora da iniciativa, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, destacou que o principal objetivo é descentralizar os serviços públicos e fortalecer o vínculo com a comunidade. Segundo ela, a proposta é levar as estruturas da Prefeitura até os bairros, promovendo uma atuação integrada entre as secretarias.
Publicidade
“Conexão Comunitária é essa descentralização. É sair das secretarias e realmente se conectar com as comunidades. Aqui, a gente quer construir junto com a população o crescimento da cidade”, afirmou. Na sequência, a secretária ressaltou o caráter coletivo da iniciativa. “É o poder público vindo ao encontro das comunidades, com vários serviços reunidos em um só espaço”, completou.
LEIA TAMBÉM: Organizadores de rodeio buscam apoio do Município para evento em julho
O prefeito Sérgio Moraes participou do evento acompanhado do deputado federal Marcelo Moraes e reforçou a importância da ação como ferramenta de escuta e aproximação com a população. Ele destacou que momentos como esse permitem compreender melhor as demandas da comunidade e agradeceu o envolvimento dos servidores e das entidades parceiras que contribuíram para a realização da iniciativa.
Publicidade
A coordenadora do Cras Beatriz, Emília Fabiana Rasquinha, explicou que o evento foi planejado com antecedência e cuidado pela equipe, com o objetivo de construir uma ação significativa para a comunidade. “Nós pensamos esse evento com muito carinho. Ele tem um propósito claro, que é aproximar a comunidade dos serviços e fortalecer essa integração”, afirmou.
Emília acrescentou que o impacto da iniciativa vai além do acesso imediato aos atendimentos. Segundo ela, o evento contribui para fortalecer vínculos e consolidar o CRAS como referência no território. “Esse tipo de iniciativa cria uma relação de reciprocidade e aproxima ainda mais a comunidade dos serviços”, pontuou.
LEIA TAMBÉM: Fórum Municipal debate inclusão escolar na rede de ensino na próxima quarta-feira
Publicidade
Moradora do bairro, Gabriela da Silva Ferreira participou da programação ao lado da filha, Ana Clara, e destacou a importância da iniciativa. Para ela, o evento surpreendeu pela dimensão e pela diversidade de serviços oferecidos. “Está sendo uma novidade muito importante. Já tivemos outros eventos aqui, mas não nessa proporção. Além de trazer alegria, está trazendo muita informação e oportunidades que a gente nem sabia que existiam”, relatou.
Conforme a secretária Fátima Alves da Silva, a iniciativa terá continuidade ao longo do ano. A intenção é ampliar o alcance do projeto e levá-lo para outras regiões da cidade. “A ideia é organizar um cronograma para que o Conexão Comunitária entre no calendário do município. Já estamos planejando uma segunda edição para o mês que vem”, anunciou.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!