Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CARREIRA

Curso para formação de técnicos em IA no Senac Santa Cruz tem início em agosto

Quiles: curso acompanha as demandas do mercado por profissionais da área | Foto: Marisa Lorenzoni

Um novo curso técnico voltado à formação de profissionais na área de inteligência artificial passará a ser oferecido pelo Senac de Santa Cruz do Sul. Com início das aulas previsto para agosto, o programa visa acompanhar o crescimento da demanda por mão de obra no setor de tecnologia.

Com 1,2 mil horas de duração – o equivalente a dois anos –, o técnico em inteligência artificial tem como foco a preparação de pessoas capazes de compreender, desenvolver e aplicar soluções na área. A novidade foi apresentada na manhã dessa terça-feira, 7, em um encontro com dirigentes de empresas de tecnologia e inovação, além de veículos de comunicação. Conforme a diretora do Senac de Santa Cruz do Sul, Daniela Laner, a formação está em sintonia com as necessidades do mercado e visa qualificar os trabalhadores para atender a essas exigências.

LEIA MAIS: Senac abre inscrições para curso técnico em IA em Santa Cruz

Publicidade

Segundo o analista técnico de soluções digitais para educação da instituição, Emerson Quiles, as aulas terão como foco desenvolver, aprimorar e implementar modelos de IA destinados a diferentes eixos, com aplicações em setores como varejo, serviços e indústria.

Os participantes, explica Quiles, terão uma qualificação ampla que vai além dos prompts – os comandos aplicados pela maioria dos usuários nas ferramentas disponíveis hoje. “Teremos um curso denso e os participantes devem entender que a matemática é uma das bases”, disse durante a apresentação.

A proposta também prioriza experiências colaborativas e situações reais de mercado, permitindo que os estudantes desenvolvam competências técnicas e comportamentais.

Publicidade

LEIA MAIS: Senac Santa Cruz lança curso Técnico em Inteligência Artificial; veja como se inscrever

A formação será dividida em três grandes momentos e adotará o modelo das chamadas práticas integradoras, nas quais os alunos aplicam os conhecimentos à medida que avançam nos módulos. Na prática, eles aprendem a programar utilizando Python e outras tecnologias essenciais, desenvolvem projetos integrados e aprofundam conhecimentos em aprendizado de máquina (machine learning), redes neurais e processamento de dados. O programa também aborda aspectos como análise crítica, identificação de vieses e o uso ético da tecnologia.

Para saber

Além de Santa Cruz do Sul, o técnico em inteligência artificial é oferecido nas escolas do Senac de Camaquã, Caxias do Sul, Passo Fundo e no SenacTech, em Porto Alegre. A exigência mínima para participar é ter concluído o segundo ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas pelo site do Senac Santa Cruz do Sul ou na sede da escola, localizada na Rua Venâncio Aires, 300 – Centro. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3376 6025 ou pelo WhatsApp (51) 9210 5036. As aulas serão de segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.