Nem a chuva persistente nem a lama impediram o sucesso do 9º Laço de Inverno de Santa Cruz do Sul. A maior edição já realizada do rodeio superou as expectativas da organização e transformou o Parque de Eventos no principal palco da cultura gaúcha na região.
Ao longo de cinco dias de programação, cerca de 6 mil pessoas acompanharam as provas campeiras. Com mais de mil competidores inscritos – representando 240 entidades dos três Estados do Sul –, o evento ultrapassou as marcas da edição anterior. De acordo com o organizador e patrão do CTG Laço de Inverno, Juliano Batista, os ingressos para toda a programação se esgotaram antes do encerramento do rodeio.
LEIA TAMBÉM: TNT reúne multidão na Praça da Bandeira e encerra o Santa Rock Fest
Publicidade
“Superou as expectativas. As inscrições para as provas em cancha já estavam encerradas havia mais de 60 dias. O público nos surpreendeu”, destacou Batista.
A programação reuniu disputas nas modalidades laço guri, piá e prendinha, o 6º Duelo Feminino A Bruta do Laço, a fase classificatória e as finais do laço quarteto, as provas da dupla oficial e o 4º Lacinho de Inverno (Vaca Parada), voltado a crianças. A abertura oficial ocorreu na noite de sábado, 11, seguida por baile com o grupo Fandangaço. No domingo, 12, foram realizadas as finais dos quartetos e da dupla oficial.
Além dos participantes gaúchos, o evento recebeu laçadores de Santa Catarina e do Paraná, além de profissionais de Mato Grosso. Esse intercâmbio, segundo Batista, fortalece a tradição e aproxima jovens de nomes consagrados da modalidade. “Tivemos grandes nomes do tiro de laço em Santa Cruz do Sul, tanto entre homens quanto entre mulheres. Isso incentiva as novas gerações a manterem viva essa tradição.”
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Médico Ivan Seibel lança livro sobre viagem à Antártida junto aos netos
Mulheres na pista
A laçadora Ariane Soares estava entre os competidores que encararam o mau tempo. Com 28 anos, a integrante do Piquete Lorena Pires, de Nova Santa Rita, participou pela primeira vez do evento. “Tem que dar os parabéns ao pessoal do Laço de Inverno. Apesar da chuva, o evento está lindo”, afirmou.
Praticante do laço desde os 6 anos, Ariane acumula prêmios na modalidade e vê no rodeio uma oportunidade de incentivar as mulheres na pista. Às meninas que sonham em seguir o mesmo caminho, ela aconselha dedicação. “Primeiramente, sempre obedecer a pai e mãe, ser muito humilde e estudar, que é o mais importante. Depois, treinar e se dedicar.”
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Na terra de Mequinho: xadrez pulsa e encanta jovens em Santa Cruz
Crianças mostram habilidade nas provas
Enquanto os adultos disputavam as principais provas na cancha, as crianças participavam do 4º Lacinho de Inverno. A competição busca aproximar os pequenos da cultura campeira por meio da vaca parada.
Entre os participantes estava Luísa da Silveira Hammes, de 10 anos, também de Nova Santa Rita. Pela primeira vez no evento, ela compete na categoria infantil após iniciar na modalidade há dois anos. “Desde pequena, sempre que eu andava a cavalo, decidi que ia começar a laçar. Daí meu pai comprou um laço e nós começamos”, contou a menina, que planeja competir profissionalmente.
Publicidade
O pai de Luísa, o mecânico Adilson Hammes, de 40 anos, acompanha a trajetória da filha. Ele conta que Luísa o está incentivando a aprender a laçar para acompanhá-la nas pistas. “Ela está me forçando a aprender para, quem sabe um dia, competirmos entre pai e filha”, brincou.

LEIA TAMBÉM: Festa do Colono Imigrante vai ter desfile e tratoraço em Mato Leitão
Representando o Piquete Lorena Pires, João Gabriel de Sousa, de 8 anos, morador de Minas do Leão, já acumula histórico de destaque. Ele conquistou o primeiro troféu aos 5 anos e atualmente soma 25 conquistas. “Eu treino bastante, foi um incentivo dos meus pais”, afirmou o menino.
Publicidade

Sérgio Moraes é homenageado e anuncia melhorias no Parque de Eventos
Durante a cerimônia de sábado, Batista elogiou o trabalho das equipes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul na preparação do Parque de Eventos. Segundo ele, diversas secretarias atuaram de forma integrada, por determinação do prefeito Sérgio Moraes, para garantir a infraestrutura do local.
Na ocasião, Moraes recebeu uma placa em homenagem ao apoio prestado ao tradicionalismo e aos investimentos no parque. O prefeito agradeceu às delegações, parabenizou os organizadores e ressaltou a importância da hospitalidade local. “A nossa casa tem que estar bem arrumada quando a gente recebe os visitantes. Nós temos que acolher o nosso povo com toda a hospitalidade que Santa Cruz sabe ter”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: CTG Candeeiro da Amizade apresenta espetáculo para o Juvenart
Moraes também anunciou que o município busca recursos e parcerias para cobrir a cancha de rodeios, uma das principais demandas dos tradicionalistas. Ele explicou que as tratativas estão em andamento e que o projeto deve ser anunciado em breve. O prefeito relembrou a época em que trabalhou na construção do Parque de Eventos e reforçou seu compromisso com as tradições gaúchas. “A tradição não se compra na farmácia. A tradição nós temos que buscar no meio da população”, destacou.
O representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Márcio Dávila, elogiou a organização da competicão. Para ele, iniciativas como essa fortalecem os rodeios e a cultura gaúcha. “Cada vez estaremos mais fortes. Cada vez estaremos mais unidos. A nossa tradição não vai morrer”, afirmou Dávila, que apontou a participação de jovens laçadores como garantia de continuidade do movimento.
Além da homenagem ao prefeito, o ato reconheceu o CTG Tio Ítia, que levou o maior número de quartetos ao Laço de Inverno na edição de 2025. Neste ano, o destaque por maior participação entre as equipes inscritas ficou com o CTG Volta de Honra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!