O tempo começa a mudar nesta terça-feira, 11, em Santa Cruz do Sul e no Vale do Rio Pardo. Depois de uma madrugada fria, com temperaturas próximas ou abaixo dos 5 graus em boa parte da região, a umidade aumenta e favorece o retorno da chuva.
Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o sol ainda aparece entre nuvens nesta terça. A nebulosidade, porém, aumenta ao longo da tarde e principalmente à noite. A previsão indica chuva irregular e mal distribuída.
No entanto, há possibilidade de chuva forte em alguns pontos, acompanhada de trovoadas. As temperaturas sobem mais do que na segunda-feira, 10, e as máximas ficam entre 17 e 19 graus.
Publicidade
A mudança está relacionada ao avanço de uma área de instabilidade pelo estado. Segundo a MetSul Meteorologia, o ingresso de umidade pelo norte do Rio Grande do Sul favorece a formação de uma frente quente, que provoca chuva em diferentes regiões.
Quarta-feira terá chuva e risco de temporais
A instabilidade ganha força nesta quarta-feira, 12. Muitas nuvens predominam sobre o Vale do Rio Pardo e a chuva ocorre em diferentes momentos. Luiz Fernando Nachtigall alerta para a possibilidade de chuva localmente forte, com raios e trovoadas. Também existe risco de alagamentos e de temporais isolados.
A temperatura terá pouca variação. As mínimas ficam entre 10 e 12 graus, enquanto as máximas devem alcançar de 15 a 17 graus.
Publicidade
A MetSul também aponta a quarta-feira como um dos períodos de maior instabilidade no Rio Grande do Sul. O contraste entre diferentes massas de ar pode favorecer pancadas fortes, raios e granizo de forma localizada.
Quinta mantém chuva na região
A instabilidade continua na quinta-feira, 13. O Vale do Rio Pardo terá muitas nuvens e novos períodos de chuva, com possibilidade de trovoadas e temporais localizados. A temperatura permanece amena. As mínimas ficam entre 11 e 13 graus e as máximas variam de 16 a 18 graus.
De acordo com a MetSul, a configuração atmosférica muda ao longo da quinta-feira com o avanço de ar frio pelo norte e nordeste da Argentina. A frente quente perde força e passa a apresentar características de frente fria.
Publicidade
Sexta terá períodos de melhoria
Na sexta-feira, 14, a chuva perde intensidade. Ainda podem ocorrer períodos de chuva fraca ou garoa, principalmente em alguns momentos do dia. Também haverá períodos de melhoria, com possibilidade de aberturas de sol. A temperatura sobe novamente. As mínimas ficam entre 12 e 14 graus e as máximas alcançam de 19 a 21 graus.
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso novo canal do WhatsApp clicando aqui. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!