A Prefeitura de Vera Cruz já tem ações pautadas relativas aos cuidados com a saúde para as festividades de Carnaval. Com o aumento do número de casos positivos de HIV, sífilis e hepatites no município, a Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um plano para o período festivo enfatizando a prevenção e o diagnóstico precoce. O intuito da ação é conscientizar a comunidade quanto à incidência e risco de transmissão.
A campanha constitui-se na realização de palestras na sala de espera, sobre temas respectivos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), contágio, tratamento, testes e diagnósticos. Com início às 7h30, nesta terça-feira,3, foi realizada a primeira palestra na Unidade Básica de Saúde Central (UBS), no Espaço Mamãe Criança e na Estratégia de Saúde da Família (ESF). No dia 4, além do Espaço Mamãe Criança e ESF, a fala acontecerá também no posto de Vila Progresso.
Além disso, serão disponibilizados preservativos, folhetos e testes. A estimativa é que a Secretaria realize 150 exames, distribua 5 mil folhetos e mais de 7,2 mil preservativos. Para a secretária adjunta da pasta, Daniela Roehrs Schneider, o foco está na prevenção. “A incidência de casos no município teve um aumento gradativo que necessita de atenção especial. As testagens são extremamente seguras e rápidas”, enfatiza. Daniela acrescenta que o usuário recebe o resultado imediato e em caso positivo é encaminhado para tratamento.
Publicidade