Um grupo de oito servidores da Secretaria Municipal de Obras e Viação integra a primeira turma do curso Operador de Retroescavadeira, que está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). A capacitação com carga horária total de 20 horas está sendo proporcionada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Administração. Nesta segunda-feira, 13, os servidores tiveram aulas teóricas na sala 218 da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e aprenderam conteúdos relacionados ao funcionamento dos equipamentos, manutenção e conservação, operação segura, prevenção de acidentes e outros. Amanhã os ensinamentos seguem com a parte prática, que será realizada junto à oficina pesada, na BR-471.
De acordo com o instrutor Guilherme Eichner, a capacitação é boa tanto para os servidores que ampliam seu campo de atuação, como para a Prefeitura, que passa a dispor de uma mão de obra mais qualificada. “Para o funcionário é interessante porque ele vai exercer sua atividade com mais domínio, muitas vezes ele deixa de utilizar um recurso por resistência ou até mesmo porque desconhece sua função. E para o município a qualificação do servidor reverte também na conservação do equipamento com sua correta utilização”, disse.
Segundo o secretário de Administração, Edemilson Severo, o curso faz parte da política de qualificação dos funcionários municipais, oportunizando a eles capacitação em serviço. “Dessa foram estamos instrumentalizando-os para o exercício de suas funções, o que vem ao encontro dos objetivos do Programa de Gestão em Qualidade Municipal”, definiu. Com a capacitação, além da CNH exigida por lei, o servidor passa a dispor de certificação legal para operar uma retroescavadeira. O curso é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e segue as normas regulamentares da ABNT, NR11 e NR18. Mais duas turmas deverão participar das próximas edições ao longo do ano.
Publicidade