Com o objetivo de cadastrar possíveis doadores de medula óssea, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul realizará no próximo dia 16 uma nova campanha, em sua sede. Esta etapa, intitulada “Você já pensou em ser um Super-Herói?”, terá como diferencial da ação anterior, ocorrida em abril, a possibilidade de 400 coletas feitas pelo Hemocentro de Porto Alegre.
A campanha do dia 16 de julho buscará doadores para a santa-cruzense Franciele Pinto, de 9 anos. “Lembramos que as coletas realizadas podem não ser compatíveis com nossos usuários, mas podem salvar outras vidas, pois a amostra de sangue e os dados ficarão no banco de dados do Registro dos Doadores de Medula (Redome)”, salientou o assessor de comunicação da Aapecan, Lusardo Ramos Jr.
De acordo com ele, na primeira campanha – do dia 16 de abril – foram realizadas 300 coletas de sangue. Como muitos voluntários não conseguiram realizar o cadastro, eles permanecem na fila de espera para a próxima etapa. Para ser um doador, é preciso preencher um cadastro e colher uma amostra de sangue (de 5 a 10 ml) para um teste de compatibilidade (HLA). O resultado do exame é colocado no banco de dados do Redome.
Publicidade
“Sempre que houver um paciente que necessite de transplante e não tenha encontrado doador na família, os médicos podem consultar esse registro. Uma vez localizada uma pessoa compatível, ela será convocada para realizar novos exames de sangue e para uma avaliação clínica a fim de saber se pode de fato doar a medula”, explicou o assessor.
SERVIÇO:
CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
Publicidade
DATA: 16 de julho de 2015
HORÁRIO: das 9 às 12hs e das 13h30 até 16 horas
LOCAL: Sede da Aapecan, Rua Dorval Martins, nº 249 no Bairro Ana Nery.
PARA SE TORNAR UM DOADOR É PRECISO:
– Ter entre 18 e 54 anos de idade;
– Estar em um bom estado geral de saúde;
– Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue. (HIV,Câncer, Hepatite)
– No dia da coleta da amostra de sangue, levar documento de identidade
Publicidade