Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Design de serviços é tema de palestra na Semana do Empreendedor

O que faz as pessoas escolherem uma loja em detrimento de outra, mesmo elas estando lado a lado e oferecendo os mesmos produtos e serviços? A pergunta foi respondida na palestra realizada na noite desta terça-feira, 23, no auditório do Sindilojas Vale do Rio Pardo. A palestra ‘Design de Serviços – Repensando experiências de consumo’, ministrada pelo administrador e coordenador de Cursos Técnicos de Marketing e Logística do Senac, Giancarlo Giacomelli, fez parte da programação da 2ª Semana do Empreendedor de 2016.

Especialista em Educação Profissional, MBA em Gestão da Inovação e sócio da Mule – Marketing Digital e Inovação, Giacomelli iniciou explicando o que é design. Ele citou uma frase de Steve Jobs, fundador da Apple: “A maioria das pessoas comete o erro de pensar que design é a aparência. As pessoas pensam que é esse verniz – que aos designers é entregue uma caixa e dito: Deixe bonito! Isso não é o que achamos que seja design. Não é só o que aparece e sente. Design é como funciona”.

Em seguida, Giacomelli definiu design de serviços. De acordo com ele, é o fator que influencia na escolha das pessoas. “Quando você tem uma cafeteria exatamente ao lado de outra, ambas vendendo o mesmo café, pelo mesmo preço, o design de serviços é o fator que influencia na decisão sobre qual delas vocês vai entrar”. Para ele, os diferenciais no atendimento, no conforto, na climatização, na iluminação, enfim, é o que faz com o que o consumidor escolha onde comprar.

Publicidade

O palestrante também falou sobre mapas de experiências, humanização do atendimento, propostas de valor, ferramentas para descobrir os usuários (clientes) como entrevistas, grupo de foco, card sorting e testes de usabilidade. Ainda citou exemplos da Starbucks Coffee e das Lojas Renner. Ao final, deu algumas dicas para os que prestigiaram a palestra: cuide dos detalhes, visite os concorrentes, ‘erre cedo e aprenda logo’ e a excelência não é um ato, é um hábito, então, não pare.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.