A Polícia Civil desencadeou nesta quinta, 25, a Operação Clivium na Região Metropolitana para combater a criminalidade e o tráfico de drogas. A 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (1ª DPRM-Gravataí), coordenada pelo delegado regional Eduardo Hartz, cumpriu 107 mandados de prisão temporária e 86 mandados de busca e apreensão nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Porto Alegre.
Segundo as investigações, que duraram 11 meses, o principal local de atuação desse grupo criminoso era a Rua da Ladeira, no Bairro Morada do Vale II em Gravataí. Na atuação desta quinta, foram presas 23 pessoas. Segundo o delegado Eduardo Hartz, o grupo era bastante organizado e estruturado. “Foi possível identificar todos os níveis hierárquicos do grupo, desde os vendedores de rua, passando pelos gerentes e distribuidores, até os líderes, bem como os responsáveis pela ocultação dos bens oriundos da atividade criminosa”, relata o delegado Hartz. Por determinação judicial, já foram sequestrados um terreno e 30 carros, dentre eles dois caminhões que pertenciam aos integrantes do grupo criminoso. Além disso, 48 contas bancárias foram bloqueadas.
O chefe de Polícia, delegado Guilherme Yates Wondracek, destacou a importância da ação desta quinta, na desarticulação do grupo de criminosos, atingindo também a sua estrutura financeira com o sequestro de vários bens provenientes de ações criminosas. O delegado Marcelo Moreira, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, ressaltou a investigação com a utilização de modernas técnicas.
Publicidade
A Operação Clivium contou com a participação de 619 policiais civis de Porto Alegre e da Região Metropolitana, com o Serviço de Apoio Aéreo da Polícia Civil e do Grupo de Operações Especiais (GOE). Os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Gravataí. Após os procedimentos de polícia judiciária, serão encaminhados ao sistema prisional.