Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Curiosidade

Você conhece a origem do Dia da Mentira?

Você já se perguntou por que o dia 1º de abril é conhecido como Dia da Mentira? A ocasião para brincar com os amigos com “mentirinhas do bem” é popular no Brasil entre crianças, jovens e adultos, mas a história mais conhecida da origem dessa data afirma que ela começou na França, no século XVI. Na Europa, a data ainda tem forte apelo. Por lá, as pegadinhas são uma tradição na imprensa da Inglaterra e já foram feitas até mesmo no Brasil. 

Uma notícia para enganar o público que ficou famosa foi publicada pelo jornal francês Le Parisien, em 1986, quando o veículo disse que a Torre Eiffel, símbolo de Paris, seria desmontada e transferida para o parque de diversões da Euro Disney. 

Cuidado com as notícias realmente falsas
É importante ressaltar que as brincadeiras da imprensa são inofensivas e esclarecidas logo depois, diferente das fake news, notícias falsas espalhadas com o intuito de prejudicar alguém.

Publicidade

Voltando à origem do Dia da Mentira, já falamos sobre isso aqui no Portal Gaz há alguns anos. Confira de novo a história:

De acordo com as explicações mais conhecidas, o reinado de Carlos IX, na França do século VI, o Ano-Novo era comemorado no dia 25 de março devido ao início da primavera. As festas, então, duravam uma semana, movimentando as ruas até o dia 1º de abril. Entretanto, em 1562, o papa Gregório XIII instituiu um novo calendário, no qual o Ano-Novo caía em 1º de janeiro.  O rei francês apenas passou a seguir o decreto papal dois anos depois, em 1564, fazendo com que os franceses que não aderiram à mudança comemorassem o Ano-Novo na antiga data, ou seja, no dia 25 de março.

Alguns brincalhões da época teriam aproveitado o momento para ridicularizar os que mantinham a comemoração conservadora do calendário anterior e os apelidaram de “bobos de abril”. Para comemorar a data, passaram a entregar presentes estranhos e convites para festas que não iriam acontecer, como forma de brincar uns com os outros. Com o passar do tempo, a ideia se espalhou pelo país e, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e para o resto do mundo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.