Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Brasil

Receita emitirá CPF já na certidão de nascimento em São Paulo

Receita Federal e a Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo) lançam nesta terça-feira, 1º, o serviço de emissão do número do CPF nas certidões de nascimento. O projeto, pioneiro no país, abrangerá todos os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, que, a partir dessa data, já poderão emitir o número do CPF na 1ª via da certidão de nascimento de todos os recém-nascidos no Estado. A emissão do CPF é gratuita.

Além da gratuidade e da comodidade, a emissão do CPF na certidão de nascimento evita fraudes e problemas causados por homônimos, segundo a assessoria de imprensa da Receita. De janeiro a outubro de 2015, a Receita emitiu quase 100 mil CPFs para menores de um ano de idade no Estado de São Paulo. Muitos pais solicitam cedo o número do CPF para que seus filhos tenham acesso a serviços públicos e planos de saúde ou possam ser titulares de contas bancárias, por exemplo, diz a Receita.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.