Sofrida e heróica. Assim foi a classificação do Grêmio para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na noite desta terça-feira, 13. Depois do empate em um gol no tempo normal, diante do Paraná, o Tricolor venceu na decisão por pênaltis por 10 a 9. Brilhou o goleiro Gritti que, após praticar a defesa, anotou sua cobrança para levar o Grêmio para a próxima fase da competição.
Primeiro tempo
A etapa inicial da partida começou com equilíbrio entre as duas equipes, com o adversário marcando bastante, mais preocupado em se defender. Assim o Grêmio foi trocando passes até dominar a partida e começar a criar oportunidades. Aos 9 minutos, Júnior tabelou com Tontini na intermediária pelo lado esquerdo e bateu forte, da entrada da área, mas a bola passou raspando o travessão. Nove minutos depois, após cobrança de escanteio de Iago, o zagueiro desviou contra e quase marcou o gol no ângulo.
Publicidade
Aos 22 minutos, Iago tentou o arremate de fora da área, mas acabou saindo por sobre o gol. No minuto seguinte, Kaio roubou a bola na saída de jogo do adversário, conduziu em progressão e tentou o chute, mas saiu desviado, sem perigo, quando poderia ter feito a assistência. O Grêmio seguiu no ataque e, aos 31 minutos, Tontini pegou sobra de dividida da zaga dentro da área. A batida rasteira foi defendida pelo goleiro. A pressão surtiu efeito aos 34 minutos, após grande jogada coletiva. Depois de abertura de Iago na ponta direita, Tontini fez o cruzamento preciso, que encontrou Luis Felippe na marca do pênalti, para grande cabeceio do centroavante gremista no canto direito do gol. 1 a 0!
Mesmo com a vantagem, os paranaenses seguiam se defendendo e ainda escaparam de outras duas boas oportunidades de chute do Grêmio que foram desviadas pela zaga, mantendo o placar mínimo em favor do Tricolor.
Segundo tempo
Publicidade
A primeira chance de gol quase saiu aos 8 minutos, em rebatida do zagueiro do Paraná para trás, após cruzamento de Raul, a bola passou triscando a trave, para fora. Dois minutos depois, a primeira oportunidade dos paranaenses surgiu em cabeçada de Guga, que o goleiro Gritti saltou para fazer grande defesa e evitar o empate.
Só que Gritti não conseguiu evitar o gol do adversário aos 12. Em forte chute à queima-roupa, Alex deixou tudo igual. 1 a 1. A resposta veio quatro minutos depois. Raul foi ao fundo de campo e cruzou nos pés de Luis Felippe que arrematou de virada, por sobre a meta. O Grêmio acabou ficando com um jogador a menos na metade da etapa complementar, quando o árbitro expulsou direto o zagueiro Lucas Dias. Aos 25, após cobrança de falta, o jogador do Paraná testou firme, no meio do gol, e o goleiro Gritti fez nova defesa desviando para escanteio.
Buscando ajustar a equipe, o técnico James Freitas realizou as trocas. Entraram Lima, Nicolas Careca e Wesley, para as saídas de Tontini, Tilica e Luis Felippe, respectivamente. As substituições deixaram o jogo morno, com o Grêmio buscando acertar um contra-ataque para conseguir a vitória, sem sofrer maior pressão do Paraná.
Publicidade
A oportunidade surgiu aos 41 minutos quando Raul fez grande jogada individual, cruzando na medida para Nicolas Careca. Na primeira trave, o atacante arrematou de primeira e a bola passou raspando o ângulo. Esta foi a última jogada de perigo do jogo, levando a decisão para as cobranças dos pênaltis.
Decisão nos pênaltis
Foi preciso que os goleiros decidissem a classificação. Depois de nove cobranças de ambos os lados, e nove conversões, o goleiro do Paraná bateu a meia altura. O goleiro Gritti saltou para defender! Na sua vez de chutar, Gritti teve frieza para deslocar o goleiro e anotar o décimo gol, levando o Tricolor para a próxima fase! O Grêmio encara o Goiânia nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Publicidade