Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa América

Com gol nos acréscimos, Brasil vence o Peru na estreia da Copa América

O Brasil estreou na Copa América contra o Peru neste domingo, 14, e venceu por 2 a 1 no Estádio Germán Becker, em Temuco, no Chile. Cueva marcou para o Peru aos dois minutos e Neymar empatou para o Brasil aos quatro minutos do primeiro tempo e somente aos 46 minutos do segundo tempo, Douglas Costa definiu o triunfo da seleção verde e amarela.

Na classificação do Grupo C, O Brasil lidera com três pontos, a Venezuela também tem três, mas em segundo pelo saldo. Peru é terceiro e Colômbia é a quarta colocada, ambos com zero. Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a Colômbia em Santiago na quarta-feira, 17, às 21 horas. O Peru enfrenta a Venezuela na quinta-feira, 18, às 20h30.

O Brasil entrava em campo na estreia da Copa América disposto a apagar o vexame da Copa do Mundo de 2014 e para confirmar a boa fase no retorno de Dunga, com vitórias nas 10 partidas que comandou a seleção até o momento. Com uma certa renovação entre os convocados, o principal objetivo seria devolver o orgulho pelo futebol brasileiro. Como era o último a estrear no Chile, o Brasil já observava algumas zebras na competição. A Argentina empatou com o Paraguai, o Uruguai sofreu para vencer a Jamaica e a Colômbia foi derrotada pela Venezuela.

Publicidade

A atenção precisava ser redobrada com o Peru. A justificativa da precaução ficou evidente logo aos dois minutos de jogo, quando Guerrero pressionou Miranda e a bola foi parar em David Luiz. O zagueiro recuou para Jefferson, que afastou com um chute fraco. Atento, Cueva aproveitou para fuzilar o gol de Jefferson e abrir o placar. O bom sinal foi a reação rápida do time brasileiro. Aos quatro minutos, Daniel Alves cruzou da direita e Neymar cabeceou para empatar. Aos 12, o Brasil acelerou e a troca de passes encontrou Diego Tardelli pela ponta direita na grande área. O atacante rolou para o centro, a bola desviou na defesa e sobrou para Neymar finalizar. Zambrano apareceu para interceptar na pequena área e evitar o gol. Aos 13, Cueva recebeu de Farfán e arriscou de fora da área. Jefferson caiu no canto esquerdo para espalmar.

Aos 19 minutos, Daniel Alves alçou a bola da direita e Diego Tardelli cabeceou sem direção. Para tentar envolver a marcação peruana, Neymar investia em jogadas individuais, na tentativa de dribles e tabelas. O Peru também almejava chegar ao gol adversário, mas esbarrava na falta de qualidade na troca de passes e armação das jogadas. O Brasil voltou a ser perigoso aos 35. Neymar deixou para Willian na direita e já na área, buscou o chute cruzado. A bola passou à direita de Gallese. Já aos 37, Lobatón bateu forte e Jefferson se esticou para defender. Aos 44 minutos, Neymar recebeu cartão amarelo por retirar o spray colocado para posicionar a bola, após já ter sido advertido pelo árbitro em outras ocasiões por reclamação.
 

Publicidade

Apesar da forte marcação, Neymar conseguiu ser protagonista diante do Peru
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

No segundo tempo, o ritmo era lento no início e a primeira boa ação foi de Neymar aos sete minutos. O camisa 10 recebeu na entrada da área pela esquerda e arrematou no travessão. O Brasil não fazia boa atuação e sofria dificuldades até em ter a posse de bola. O técnico Dunga decidiu realizar substituições, para modificar a postura. Aos 27 minutos, Diego Costa entrou na vaga de Diego Tardelli. Willian passaria a atuar pela esquerda e Neymar ficaria centralizado. Aos 24 minutos, após uma troca de passes, Daniel Alves domina na área e cruza para o meio. Zambrano apara, mas a bola fica livre para Willian soltar uma pancada de direita. Zambrano estava atento e esticou o pé para evitar que a bola chegasse ao gol.

Aos 28 minutos, foi a vez de Roberto Firmino ingressar na vaga de Fred. Aos 30 minutos, Farfán cobrou falta sobre a barreira e o Brasil ganhou o contra-ataque. Neymar disparou com a bola dominada e deu a assistência para Douglas Costa pela esquerda. Ele ganhou da marcação, esperou a saída de Gallese e encobriu. A bola saiu à esquerda, praticamente raspando a trave. Aos 37 minutos, Reyna e Carrillo entraram nas vagas de Cueva e Farfán para fornecer maior vigor ao setor ofensivo, com energia renovada. Para tentar vencer o jogo, aos 40 minutos, Dunga fez a última troca. Éverton Ribeiro na vaga de Willian. Aos 42, Yotún, ex-Vasco, entrou no posto de Vargas. Aos 44 minutos, Neymar recebeu de Daniel Alves e bateu à direita. O gol para aliviar a pressão de uma estreia ruim saiu aos 46 minutos. Neymar conduziu pela esquerda e chamou a marcação, que permitiu o ingresso de Douglas Costa pela direita. Na cara de Gallese, bastou dar um tapa para colocar no canto esquerdo.

Publicidade

FICHA TÉCNICA – COPA AMÉRICA
GRUPO C – 1ª RODADA
BRASIL 2 x 1 PERU

Local: Estádio Germán Becker, em Temuco (Chile) 
Data: 14 de junho de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília) 
Árbitro: Roberto Garcia (do México) 
Assistentes: Jose Luis Camargo e Marvin Torrentera (ambos do México)
Cartões amarelos: Neymar, Diego Tardelli e Filipe Luís (Brasil); Guerrero e Vargas (Peru)
Gols: Cueva (Peru) – 2min/1º, Neymar (Brasil) – 4min/1º e Douglas Costa (Brasil) – 46min/2º

BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Fred (Roberto Firmino) e Willian (Éverton Ribeiro); Diego Tardelli (Douglas Costa) e Neymar
Técnico: Dunga

Publicidade

PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano, Ascues e Vargas (Yotún); Ballón, Lobatón, Sánchez, Cueva (Reyna); Farfán (Carrillo) e Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.