A boa fase do Grêmio dentro de casa se manteve neste sábado, 20. Jogando contra o Palmeiras, na Arena, os comandados de Roger Machado venceram por 1 a 0 e seguem com 100% de aproveitamento em seus domínios desde a chegada do novo treinador. Além disso, em todas as partidas que a equipe vestiu a terceira camisa, que chama atenção por ser degradê, os gremistas saíram vitoriosos – foram quatro jogos e quatro resultados positivos. O único gol da partida foi marcado pelo volante Maicon, que anotou seu primeiro tento pelo clube gaúcho. Com o resultado, o Grêmio encostou no G-4 e agora ocupa a quinta colocação, com 14 pontos, assim como o Atlético-MG, em quarto. Já o Palmeiras caiu para a 15ª posição, com nove.
Para a partida, Roger manteve a mesma escalação que mandou a campo contra o Atlético-PR, pela sétima rodada. Giuliano, com lesão muscular na coxa esquerda, e Pedro Rocha, que sentiu um desconforto muscular, não treinaram normalmente durante a semana e eram dúvida para o jogo. No entanto, Roger surpreendeu, relacionou os jogadores e colocou os dois como titular. Pelo lado do Palmeiras, a novidade estava na beira do gramado. Foi o jogo de estreia do treinador Marcelo Oliveira, demitido recentemente do Cruzeiro. Dentro de campo, as duas equipes protagonizaram dois tempos completamente diferentes. No primeiro, os times se preocuparam em marcar e pouco conseguiram criar. Já na segunda etapa, a postura foi outra, muito mais ofensiva, o que resultou em mais oportunidades de gols.
Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Avaí, na Ressacada, no sábado, 27, às 16 horas. Já o Palmeiras disputa um clássico contra o São Paulo, em casa, no domingo, 28, às 16 horas.
Publicidade

Giuliano era considerado dúvida para a partida. Foto: Lucas Uebel
Primeiro tempo sem graça
Publicidade
O Grêmio começou a partida mostrando que estava disposto a manter a invencibilidade dentro de casa desde a contratação de Roger. Nos primeiros minutos o Tricolor manteve o domínio do jogo, ainda que não tenha dado trabalho ao goleiro Fernando Prass. A primeira chance ofensiva dos donos da casa aconteceu no primeiro minuto, em bela jogada iniciada por Luan. O garoto deixou três marcadores pra trás, passou para Douglas que encontrou Marcelo Oliveira, mas o lateral acabou mandando pra fora.
O jogo seguiu disputado na intermediária. As equipes tinham dificuldade de transformar posse de bola em chance clara de gol, especialmente pela forte marcação. O Palmeiras chegou a finalizar aos 24 minutos, após falha de Rhodolfo, com Egídio, mas mandou longe. Aos 27, foi Alecsandro que arriscou, mas Tiago defendeu com facilidade. Aos 31, o árbitro entendeu que Galhardo colocou a mão na bola e mostrou o cartão amarelo – o lateral está fora do próximo jogo. Na cobrança da falta, os palmeirenses fizeram jogada ensaiada, Robinho finalizou, mas só conseguiu acertar o rosto de Giuliano.
O Palmeiras pressionou aos 40 minutos. Robinho finalizou, Rhodolfo conseguiu tirar. No rebote, a bola sobrou para Dudu, que concluiu, mas acabou parando em Galhardo. Já no minuto seguinte, Dudu passou para Rafael Marques que se atrapalhou e errou a conclusão, mandando pra fora. Aos 44 foi Marcelo Oliveira quem tomou cartão – ele também desfalca o Tricolor contra o Avaí. Na cobrança, Egídio mandou nas mãos do goleiro Tiago. “A marcação está muito forte. Faltou um pouquinho de qualidade no último passe”, explicou Giuliano na saída para os vestiários.
Publicidade

Roger manteve escalação que venceu o Atlético-PR. Foto: Lucas Uebel
Outra postura e gol de volante
Publicidade
A segunda etapa começou mais movimentada na Arena. Já nos minutos iniciais, as duas equipes criaram mais que no primeiro tempo inteiro. Aos dois minutos, o Grêmio chegou com perigo. Walace avançou pela direita e cruzou na cabeça de Pedro Rocha. O garoto subiu sozinho, mas acabou mandando pra fora. O Palmeiras respondeu aos quatro minutos. Dudu avançou pela esquerda e cruzou para Alecsandro. O centroavante cabeceou com categoria, obrigando Tiago a fazer uma grande defesa. Apenas um minuto depois, o jovem goleiro deu mais uma prova de que é um bom substituto para Grohe. Na cobrança de escanteio, Dudu mandou para Vitor Hugo que finalizou bem de cabeça. Mais uma vez, a intervenção do arqueiro foi decisiva.
Apesar da pressão palmeirense, foi o Grêmio que abriu o placar na Arena. Giuliano tocou para Luan, que mandou para Maicon, de calcanhar. Ele finalizou de canhota, sem chances para Fernando Prass defender. 1 a 0 Grêmio! O volante poderia ter ampliado ainda mais o marcador. Ele tabelou com Douglas, entrou na área, se livrou na marcação, mas na hora de finalizar demorou demais e perdeu a chance. A oportunidade desperdiçada deixou Roger indignado na beira do gramado.
Faltando pouco mais de dez minutos, Roger resolveu mudar a postura da equipe para segurar o resultado. Assim, sacou Douglas, apagado no jogo, para a entrada de Edinho, que voltou a jogar depois de quase um ano. Os palmeirenses ainda pediram pênalti aos 38 minutos, após choque entre Mamute e Zé Roberto, que ficou caído. No entanto, o árbitro entendeu que não foi nada e mandou o jogo seguir. Aos 41, Fernando Prass salvou o time paulista de levar mais um. Braian Rodríguez, em sua primeira participação no confronto, tabelou com Luan e mandou uma bomba. Coube ao goleiro fazer grande defesa. Já nos acréscimos, o Tricolor ainda teve outra boa chance, mais uma vez com Maicon. Mamute avançou pela direita, mandou para o volante que finalizou muito bem para Prass salvar.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PALMEIRAS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 20 de junho de 2015, sábado
Horário: 21 horas
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rafael da Silva Alves (RS)
Cartões amarelos: Gabriel (Palmeiras), Galhardo (Grêmio), Marcelo Oliveira (Grêmio), Robinho (Palmeiras), Alecsandro (Palmeiras), Maicon (Grêmio), Walace (Grêmio)
Gol: Maicon, do Grêmio (10 min/2ºT)
GRÊMIO: Tiago; Galhardo, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace e Maicon; Giuliano (Braian Rodríguez) e Douglas (Edinho); Luan e Pedro Rocha (Yuri Mamute)
Técnico: Roger Machado
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel (Amaral), Arouca (Cleiton Xavier), Rafael Marques, Robinho (Zé Roberto) e Dudu; Alecsandro
Técnico: Marcelo Oliveira