Carrascos de equipes brasileiras, Tigres e River Plate abrem nesta quarta-feira, 29, a grande decisão da Copa Libertadores da América. A partida de ida da final será disputada no Estádio Universitário, em Monterrey, com início previsto para as 22 horas (horário de Brasília). Mesmo que o time mexicano tenha feito campanha melhor na competição, o jogo decisivo será realizado em Buenos Aires, devido a uma determinação da Conmebol.
Responsável por eliminar o Inter na semifinal do torneio, o Tigres é tratado como favorito e conta com jogadores em excelente fase, caso do atacante francês André-Pierre Gignac, principal reforço da equipe na temporada. Para o duelo desta quarta, porém, o atacante Javier Aquino será desfalque, devido a uma lesão muscular. O substituto deve ser o equatoriano Joffre Guerrón, que já foi campeão da Libertadores pela LDU, em 2008.
Publicidade

Autor do 1º gol na vitória sobre o Inter, Gignac é a esperança da torcida do Tigres
Foto: Reprodução
Já o River, que só garantiu vaga no mata-mata da competição na última rodada da fase de grupos, despachou o rival Boca Juniors nas oitavas de final, e bateu o Cruzeiro nas quartas, com uma goleada por 3 a 0 em pleno Estádio do Mineirão. O técnico Marcelo Gallardo não contará com o meia Lucho González, um dos ídolos da equipe, mas terá o retorno do titular Leo Ponzio. O uruguaio Tabaré Viudez, destaque na classificação diante do Guaraní, também deve iniciar a partida.
Publicidade
As duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos e empataram as duas partidas: 1 a 1 e 2 a 2. Com uma campanha irregular, o River Plate sofreu para avançar às oitavas de final. A classificação só veio na última rodada, graças a uma combinação de resultados. E o “responsável” foi justamente o Tigres, que bateu o Juan Aurich, do Peru, por 5 a 4, fora de casa. Os Millonarios fizeram a sua parte, ao golear o San Jose por 3 a 0.
River quer o tri. Tigres, o título inédito
Atual campeão da Copa Sul-Americana, o River busca o seu terceiro título de Libertadores, sendo que o último foi conquistado em 1996. De lá para cá, a equipe viu rivais como Boca Juniors, San Lorenzo e Estudiantes levantarem a taça mais cobiçada do continente. Já o Tigres é o terceiro mexicano a chegar em uma final de Libertadores. Cruz Azul, em 2001, e Chivas Guadalajara, em 2010, foram os anteriores. Ambos acabaram derrotados na decisão, para Boca Juniors e Inter, respectivamente.
Publicidade

Contratado durante a Copa América, Viudez brilhou na semifinal contra o Guaraní
Foto: Divulgação/River Plate
Vale lembrar que o Tigres, mesmo que vença a competição, não participará do Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão. Tudo porque as equipes mexicanas entram na Libertadores como convidados. Com isso, o River já tem presença garantida no torneio, ao lado de equipes como Barcelona, campeão da Uefa Champions League, e o América do México, campeão da Liga dos Campeões da Concacaf.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA – FINAL – 1º JOGO
TIGRES x RIVER PLATE
Local: Estádio Universitário, em Monterrey (México)
Data: 29 de julho de 2015, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Arbitragem: Antonio Arias (Paraguai)
Auxiliares: Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla (Paraguai)
Transmissão: SporTV e Fox Sports
TIGRES: Guzmán; Jiménez, Juninho, Ayala e José Torres; Arévalo Ríos, Pizarro, Damm e Guerrón (Álvarez); Rafael Sóbis e Gignac
Técnico: Tuca Ferretti
Publicidade
RIVER PLATE: Barovero; Maidana, Mercado, Funes Mori e Vangioni; Sánchez, Kranevitter, Ponzio e Viudez; Mora e Alario
Técnico: Marcelo Gallardo