Utilizada primeiro nas redes sociais, a hashtag #JeSuisCharlie (#EuSouCharlie) se espalhou rapidamente pela internet e pelas ruas da Europa após o atentado à sede do jornal satírico francês Charlie Hebdo, que deixou 12 mortos nesta quarta-feira, 7, em Paris, se tornando um símbolo de solidariedade ao jornal e aos familiares das vítimas. A frase em francês foi depois estampada na capa do site do próprio Charlie Hebdo, que a traduziu para sete outros idiomas, entre eles o árabe, o espanhol, o alemão e o russo. Ela foi também adotada por grandes jornais franceses, como o “Le Monde” e o “Figaro”, que colocaram uma grande moldura preta, em luto, com os dizeres em branco em seus sites.
Nas oito horas seguintes ao ataque, a hashtag #JeSuisCharlie já havia sido utilizada mais de 570 mil vezes no Twitter, inclusive por celebridades como o ator americano Elijah Wood, segundo o contador online Topsy. A embaixada dos Estados Unidos na França chegou a trocar a foto de perfil da conta da representação no Twitter pela imagem com a frase em francês. Da internet, a frase foi levada para as ruas, em manifestações pela Europa. Na França e na Bélgica, pessoas carregaram cartazes com a mensagem de apoio ao jornal.
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