Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8, a Escola de Saúde Pública, da Secretaria Estadual da Saúde, organizou uma programação especial para esta semana. Nesta quinta-feira, 12,, das 13h30 às 17h30, será realizado o seminário “Ser Mulher na Sociedade Contemporânea”, que vai enfocar conquistas e direitos femininos. Para participar, é preciso fazer o download do formulário de inscrição (no site www.esp.rs.gov.br) e enviá-lo preenchido para o e-mail [email protected]. O número de vagas é limitado.
Também nesta quinta-feira, 12, será aberta na escola a exposição de fotografias “Quem é Essa Mulher?”, que poderá ser visitada até o dia 20 de março, das 9 às 17 horas. As fotos da mostra foram feitas pelas residentes da Escola de Saúde Pública Tatiane Ertel e Marina Rainho Pinto, com ênfase em saúde mental. Elas captaram as imagens em caminhadas pelas ruas de Porto Alegre, colhendo flagrantes de mulheres em seu cotidiano. Segundo as expositoras, o relato fotográfico busca a compreensão da diversidade feminina na sociedade contemporânea a partir das diversas realidades de saúde mental.
O seminário “Ser Mulher na Sociedade Contemporânea” terá três palestrantes: a representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, delegada de Polícia Patrícia Sanchotene Pacheco; a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência, Ética e Direitos Humanos da PUCRS, Patrícia Krieger Grossi; e a defensora pública, dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Lísia Mostardeiro Velasco Tabajara.
Publicidade
A delegada Patrícia falará sobre políticas de segurança pública para mulheres. Ela abordará os desafios para a garantia dos direitos humanos femininos. E a defensora pública Lísia Tabajara vai tratar dos tipos de atendimento contra a violência doméstica. A vice-diretora da ESP, Stella Maria Ribeiro, será a coordenadora da mesa.