A sexta-feira começou complicada para os hospitais filantrópicos. Hoje o Governo do Estado repassou às casas de saúde apenas 45% do valor já devido por serviços prestados em meses anteriores. A informação foi repassada pelo presidente do Sindicato das Santas casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Vale do Rio Pardo, Celso Jair dos Santos, em entrevista nesta manhã à Rádio Gazeta.
Segundo Santos, as instituições não foram avisadas que apenas uma parte do valor seria paga, o que dificulta o trabalho. “Não estamos dirigindo hospitais para bonecos, e sim para pessoas”, afirmou. Ainda hoje representantes da Federação das Santas casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul devem se reunir com representantes do governo e da Secretaria da Saúde para saber como será daqui para frente.
A expectativa é que os 55% do valor seja pago logo nos próximos dias. De acordo com o presidente do sindicato, o valor que foi repassado hoje faz parte dos repasses do governo federal, sendo assim eles deveriam chegar integralmente aos hospitais. Caso a administração estadual sinalize que não haverá o pagamento do valor restante, Santos afirma que os hospitais ficarão de portas abertas, mas não terão mais material para atender aos pacientes.
Publicidade