Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Segunda-feira foi de volta às aulas presenciais em Santa Cruz

Foto: Guilherme Neuhaus/Secom

Com a autorização do governo do Estado para o retorno das aulas desde essa segunda-feira, 3, para alunos da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, muitas instituições já iniciaram suas atividades, enquanto outras devem começar nos próximos dias. O ensino presencial foi liberado com a classificação de todo o Rio Grande do Sul em bandeira vermelha, na semana passada. Na rede municipal de Santa Cruz do Sul, as atividades tiveram início nessa segunda-feira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEE), cerca de 4,8 mil alunos, distribuídos entre as 45 escolas, serão atendidos neste primeiro momento, de forma escalonada. Em entrevista para a Rádio Gazeta na manhã de segunda, o secretário da pasta, João Miguel Wenzel, explicou que protocolos específicos deverão ser cumpridos na retomada, como o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as classes. O modelo de ensino será o híbrido, com alternância de turmas a cada semana. “Os alunos foram divididos por grupos A e B. Diferente do ano passado, em que os atendimentos eram prestados dia sim e dia não, agora serão por semana. Enquanto um grupo está na escola, o outro está em casa realizando as atividades no sistema remoto”, explica.

LEIA MAIS: FOTOS: tranquilidade marca retorno na rede municipal em Santa Cruz

Além disso, os materiais deverão ser utilizados de forma individual. São vedadas as atividades coletivas, para evitar qualquer tipo de aglomeração ou contato físico. São obrigatórios o uso de máscara de proteção e a higienização das mãos com álcool em gel.

Publicidade

Wenzel destacou ainda que o clima de retomada neste primeiro momento é de alegria e confiança. “Estivemos no começo da manhã em algumas Emeis e Emefs para acompanhar de perto toda a movimentação. Em algumas instituições, o movimento, por volta das 7h30, era bastante interessante. Percebemos uma alegria por parte de todos, e é este o objetivo de uma escola: promover, além da educação, a integração entre alunos e professores”, frisou.

No próximo dia 11, com a vigência de um novo decreto do governo, deverão retornar os estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

LEIA MAIS: Estado divulga calendário para o retorno das aulas presenciais

Publicidade

Expectativa pelo retorno
Na Emef Bom Jesus, dos 500 alunos, 60 compareceram no turno da manhã e outros 80 durante a tarde. Na entrada da escola, eles higienizaram as mãos e passaram por aferição da temperatura. Cartazes de boas-vindas e outros adereços coloridos decoravam as paredes. O clima era de expectativa, tanto por parte dos estudantes quanto dos seus pais e professores.

Para a atendente de loja Claudia Ferreira Mello, 40 anos, mãe da pequena Milena Valentina, de 7, a retomada vai trazer mudanças positivas na rotina da família. “Já ajuda bastante, tanto pra ela quanto pra nós. Nem eu, nem o pai dela conseguíamos ensinar em casa, era muito difícil”, comentou.

Para a mãe de Milena, Cláudia Mello, a volta às aulas também ajuda na rotina da família

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.