Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COP-6

Delegação Brasileira defende cultivo de tabaco

Foto: Assessoria de Imprensa



Por volta das 19h desta quinta-feira, 16, no horário de Moscou, o representante do Itamaraty, Carlos Cuenca, esteve reunido com a comitiva brasileira da cadeia de produção do fumo, quando informou sobre o andamento das negociações dentro da Convecção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT), na Rússia. Segundo o deputado estadual Adolfo Brito (PP), as discussões se encaminham bem e estão dentro das expectativas da delegação, que se preocupa com as propostas de redução da área plantada e substituição do cultivo.

Publicidade

De acordo com o parlamentar, o ponto principal que ainda deve ser debatido no evento diz respeito aos apoios internacionais relacionados à comercialização do tabaco. “O sistema produtivo defende que a venda do fumo seja tratada pela Organização Mundial do Comércio e deseja que o Brasil defenda essa posição, para que o tema não seja definido apenas pela Organização Mundial da Saúde na COP 6”, disse Brito.

O debate prossegue na sexta-feira e a decisão final deve ocorrer no sábado, com votação das temáticas e entrega das diretrizes da Convenção. Com o respaldo da cadeia produtiva presente, Adolfo Brito considera que, momentaneamente, o setor do tabaco não sofrerá com modificações radicais, mas que a situação só será confirmada ao final da conferência.

“A delegação brasileira permanecerá até a redação final do documento, para não deixar que decisões, que prejudiquem os produtores, sejam tomadas inconscientemente e que repercutam mundialmente”, concluiu o parlamentar progressista. Além da comitiva, formada pelos deputados Marcelo Moraes (PTB) e Pedro Pereira (PSDB) e por membros de entidades da fumicultura de quatro estados brasileiros, participam da Convenção-Quadro representantes da Receita Federal e dos ministérios das Relações Exteriores, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, do Trabalho, da Fazenda e da Saúde.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.