Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALERTA

Focos do mosquito da dengue são encontrados na região central de Sinimbu

Inseto precisa da água parada para se reproduzir

Focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados na região central de Sinimbu nesta semana. A informação foi divulgada pela Prefeitura nesta quinta-feira, 6. De acordo com a administração municipal, a população deve estar em alerta e evitar a proliferação do inseto, que transmite doenças como a dengue, a Zika e a Chikungunya.

O Executivo sinimbuense ressalta que, ao longo de 2021, o município teve quatro casos de dengue confirmados. Além disso, a cidade é considerada de alto risco para a doença pela proximidade com Santa Cruz do Sul, que teve mais de 5 mil infecções registradas no ano que passou.

LEIA MAIS: Santa Cruz teve 5 mil casos de dengue ao longo de 2021

Publicidade

Transmissão e prevenção

A dengue é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O principal meio de prevenção da doença é o controle da população do inseto. O Aedes se reproduz em água parada, mesmo em quantidades muito pequenas.

Sintomas

O primeiro sintoma da dengue costuma ser a febre alta, entre 39 e 40 graus, que surge de forma repentina e, geralmente, dura entre dois e sete dias. Os pacientes também costumam apresentar dores de cabeça e no corpo, fraqueza e feridas na pele. Podem ocorrer, ainda, náusea e vômito.

LEIA MAIS: Teste da dengue deve ser feito a partir do sétimo dia de sintomas

Publicidade

Alguns cuidados importantes:

  1. Mantenha bem tampados caixas, tonéis e barris de água;
  2. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
  3. Não jogue lixo em terrenos baldios;
  4. Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;
  5. Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
  6. Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
  7. Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
  8. Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;
  9. Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;
  10. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência;
  11. Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

LEIA MAIS: Vigilância Sanitária aplica inseticida em pontos estratégicos para combater mosquito da dengue

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.