Agricultores que investem na criação de gado de corte e interessados em entrar na atividade participaram na quinta-feira, 12, na propriedade dos agricultores Ivo e Júlio Martin, em Faxinal de Dentro, Vale do Sol, de um Dia de Campo sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) para bovinocultura de corte. A atividade contou com a participação de produtores de Vale do Sol, Rio Pardo e Candelária e foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A aula foi ministrada pelo médico-veterinário Rodrigo Braz Marçal, especialista em reprodução em bovinos de corte e leite, e contou com partes teóricas e práticas. A intenção foi mostrar a técnica de IATF e organizar um grupo de pecuaristas no município para discutir assuntos pertinentes à prática, proporcionar a troca de experiência e o desenvolvimento da pecuária de corte.
LEIA TAMBÉM: Unisc terá Curso Técnico em Agropecuária no campus de Venâncio Aires
Publicidade
O extensionista rural André Macke Franck, da Emater/RS-Ascar, explica que a IATF é uma técnica utilizada por bovinocultores de leite e de corte para uniformizar os rebanhos. Em vacas que tenham algum problema, como as muito magras, a inseminação estabelece o protocolo hormonal e incentiva o animal a entrar no cio. “Entre os benefícios dessa prática estão a padronização do rebanho, a melhoria genética, o menor uso da mão de obra, por sincronizar tarefas, e a melhor valorização do gado no momento da comercialização”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Dia de Campo aborda como reduzir o custo de produção na atividade leiteira
Publicidade