Antes mesmo da chegada oficial do verão, que começou nessa quarta-feira, 21, já era possível notar o aumento da procura pelos balneários da região. Para quem não conta com a opção de ter um longo período de férias e se dirigir ao litoral, os rios são um ótimo refúgio para espantar o calor, principalmente durante os fins de semana, quando o fluxo de visitantes se intensifica nesses locais.
Para oferecer uma estrutura de qualidade à população, as prefeituras de municípios como Candelária, Vale Verde e Rio Pardo já realizaram intervenções nos conhecidos locais de lazer. Os balneários recebem visitantes de todo o Vale do Rio Pardo, e já estão em condições de proporcionar diversão ao público.
LEIA TAMBÉM: Saiba como deixar o verão e as festas de fim de ano mais sustentáveis
Publicidade
Prainha de Candelária
Com o acesso renovado, após longa negociação entre o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) e a Prefeitura de Candelária, a expectativa é de que o balneário Carlos Larger, conhecido como Prainha, volte a se firmar como um dos principais pontos de turismo do Vale do Rio Pardo. O Daer revitalizou a VRS-849, que agora oferece condições para o acesso ao Balneário Carlos Larger e também ao Balneário Nascer do Sol, cuja entrada fica a cerca de 600 metros de distância da Prainha.
Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Candelária, Flávio Kochenborger, a Prefeitura realiza manutenção semanal no balneário Carlos Larger. “São mais de mil pessoas visitando por fim de semana. É próximo da cidade, só dois quilômetros do Centro”, convida Kochenborger. Ele adianta que o principal evento de beleza da região, o concurso Musa do Sol, que acontece há 35 anos, já tem data definida: 5 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM: Primeiro boletim de balneabilidade aponta 85 pontos próprios para banho no RS; três são na região
Publicidade
O município também possui espaços de camping ao longo da chamada Linha do Rio. O acesso é pela estrada VRS-858, no entroncamento com a RSC-287, cerca de 2,5 quilômetros antes do trevo para o Centro de Candelária, para quem transita no sentido Santa Cruz – Santa Maria.
Cerca de 15 quilômetros após entrar na Linha do Rio pela RSC-287, os visitantes encontram a ponte pênsil que serve como acesso a uma trilha para a Ponte do Império, construída entre os anos de 1879 e 1880, um dos principais pontos turísticos de Candelária.
LEIA TAMBÉM: Primeira semana do verão terá máxima de 41 graus; veja a previsão
Publicidade
Salva-vidas no Natal e Ano Novo
O balneário Monte Alegre, no município de Vale Verde, a cerca de 60 quilômetros do centro de Santa Cruz do Sul, possui uma grande estrutura para receber visitantes e uma área de camping que foi recentemente revitalizada pela prefeitura. A temporada de verão foi aberta no dia 10 de dezembro, com um evento que contou com cavalgada tradicionalista e música ao vivo.
Além da energia elétrica do camping, que foi religada para o verão, o balneário tem estrutura com água e banheiros. Para garantir a segurança dos usuários, o governo municipal realizou, com recursos próprios, a contratação de guarda-vidas, antes da chegada dos profissionais que serão chamados pelo governo do Estado na Operação Golfinho. Eles estarão nos balneários somente após a metade de janeiro de 2023.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem chuva abaixo da média pelo terceiro mês consecutivo
Publicidade
O balneário Monte Verde vai contar com guarda-vidas trabalhando já nos fins de semana do Natal e do Ano-Novo deste ano. “Seria muito risco deixar nossa praia sem o cuidado desses profissionais nas comemorações de Natal e Ano-Novo, bem como nos fins de semana de janeiro, quando um grande público frequenta nosso Balneário”, diz o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch. Os guarda-vidas atuarão das 9 horas da manhã até o meio-dia, e das 14 horas às 17 horas.
Para quem sai de Santa Cruz do Sul, o caminho até o balneário é pela RSC-287. No quilômetro 92 da rodovia, o viajante precisa entrar na ERS-405, no trevo para Passo do Sobrado. Após cerca de 22 quilômetros na 405, o visitante precisa ingressar na RS-244, percorrer mais 18 quilômetros e entrar à direita 600 metros após o antigo cemitério municipal de Vale Verde. Então, são mais quatro quilômetros na estrada secundária até o balneário.
LEIA TAMBÉM: Projeto Maturidade Ativa encerra o ano com passeio nas águas termais
Publicidade
Para 2023, planeja-se um torneio de vôlei misto e futebol no local, assim como é analisada a possibilidade de um campeonato de jet-ski. Já está confirmado o concurso Rainha do Balneário Monte Alegre, no dia 12 de fevereiro.
Ingazeiros e Porto Ferreira
Segundo a prefeitura de Rio Pardo, os trabalhos para a temporada de verão começaram ainda em novembro. O município possui pontos muito buscados por turistas de toda a região, como os balneários, dos Ingazeiros, Porto Ferreira e Santa Vitória. O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, e secretário Interino do Turismo e Cultura de Rio Pardo, Tiago Mello, conta que a movimentação para deixar os locais nas melhores condições para receber os visitantes começou ainda em novembro.

LEIA TAMBÉM: Verão é tempo de reforçar cuidados com os animais; veja dicas
A Secretaria de Obras de Rio Pardo melhorou estradas e acessos, e realizou a manutenção das praças esportivas. “Temos uma previsão da parte esportiva, para estar tudo pronto na primeira semana de janeiro. A gente tem o início do Praiano na primeira quinzena de janeiro. Na segunda quinzena, teremos o circuito Sesc de Verão, com o futebol de areia, e o handbeach (handebol de areia) e talvez o vôlei de praia também”, conta Tiago Mello.
Ele salienta que o nível das águas nos balneários de Rio Pardo deve seguir baixo em virtude dos reparos na Barragem de Amarópolis, em General Câmara, problema que afeta também Vale Verde.