Um repasse de recursos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul deve zerar a fila de espera por determinados procedimentos oncológicos no Estado. São R$ 94 milhões destinados para a Secretaria Estadual da Saúde. O dinheiro vai ser usado para realização de exames e procedimentos de diagnóstico relacionados a oncologia.
LEIA MAIS: Ministério Público questiona demora no atendimento a paciente com câncer na região
A ideia é zerar a fila de espera criada ainda durante a pandemia. Parte da verba também deve ser destinada para o Vale do Rio Pardo. Embora o montante ainda não tenha sido definido, ele vai ser direcionado para reduzir o tempo de espera dos pacientes oncológicos para atendimento no Hospital Ana Nery, de Santa Cruz.
Publicidade
A secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, comemorou o aporte do Judiciário. “Certamente esse valor vai fazer com que consigamos diminuir o tempo de espera, vai eliminar filas em algumas áreas, especialmente de biópsias e exames. O projeto prevê algumas etapas, sendo a primeira justamente para dar conta da demanda reprimida.”
LEIA TAMBÉM: Aapecan oferece cuidados durante os 365 dias do ano às pessoas com câncer
Na região, a situação de espera por atendimento afeta, principalmente, as cirurgias oncológicas das especialidades de cabeça e pescoço, urologia e tumores de pele. Somente no que se refere à especialidade oncológica em urologia, na Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Cruz, há uma fila de 206 pacientes, enquanto são oferecidas apenas 16 novas consultas por mês.
Publicidade