Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVENÇÃO

Venâncio Aires intensifica medidas para economia de água

Situação do Castelhano é considerada “crítica” pela Corsan

Acompanhando a queda do nível do Arroio Castelhano e as dificuldades de captação de água por parte da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Prefeitura de Venâncio Aires emitiu decreto de situação de emergência no fim da tarde dessa segunda-feira, 9. Paralelo a isso, durante todo o dia, a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil Municipal orientaram arrozeiros e a população para a necessidade de economia de água. O objetivo é evitar o desperdício para impedir o desabastecimento nas torneiras.

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires ativa segundo caminhão-pipa para abastecimento

Com chuvas irregulares e calor excessivo, a administração municipal orienta a população em geral a utilizar a água sem que haja qualquer perda. Além de uma campanha publicitária com o slogan Toda gota conta, proprietários de lavouras de arroz foram visitados para, temporariamente, não retirarem água do Arroio Castelhano.

Publicidade

“Na tarde dessa segunda-feira, as máquinas interromperam a captação de água no Castelhano devido ao nível crítico do arroio. Estamos aguardando melhorar para voltar a trabalhar nas próximas horas”, informou o gerente local da Corsan, Ilmor Döhr.

LEIA TAMBÉM: Com cenário crítico, cisternas garantem água para os produtores em Santa Cruz

O prefeito Jarbas da Rosa lembra que, no último ano, nessa época já havia decreto de emergência e racionamento em vigor. “Para evitar medidas mais drásticas de racionamento é que estamos pedindo a colaboração de todos e o cuidado para o uso consciente da água”, destacou.

Publicidade

Desde o mês de novembro, o governo municipal abastece o interior, diariamente, com dois caminhões-pipa. Há possibilidade de disponibilizar um terceiro veículo nos próximos dias. Além disso, mais de 50 caixas d’água já foram distribuídas para famílias carentes armazenarem água e houve a construção de 200 açudes no interior para atendimento dos animais.

LEIA TAMBÉM: Aumenta número de municípios em situação de emergência pela estiagem

Embate com a Corsan

A administração municipal acompanha os problemas no abastecimento, como a coloração da água e o mau cheiro. Depois de ter multado a Corsan no último episódio de desabastecimento de água, o município cobra a apresentação do projeto previsto em contrato para uma fonte alternativa de captação e reservatório para Venâncio Aires. O prazo para apresentação do projeto técnico definitivo vai se encerrar no primeiro semestre deste ano.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.