A Prefeitura de Gramado Xavier intensificou as ações para que a população faça o descarte dos resíduos eletrônicos de forma correta, evitando a contaminação do solo e acidentes. No dia 13 de junho ocorreu uma grande coleta do material, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no dia 5 de junho. A atividade envolveu as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Saúde, de Obras, de Educação e Cultura, Emater/RS-Ascar e Paróquia Cristo Rei.
Além disso, a cidade dispõe de um Ecoponto, na recepção da Prefeitura, onde diariamente podem ser descartados produtos menores, como pilhas, baterias, celulares, entre outros. O lixo eletrônico tem um grande potencial de contaminação e não pode ser descartado com outros resíduos. Todos os equipamentos são passíveis de reciclagem e muito deles, como as telas de televisão de tubo, são tóxicos.
LEIA TAMBÉM: Descarte de lixo eletrônico ainda é realizado de modo incorreto
Publicidade
O município promoveu uma grande divulgação entre a população para que ocorra o descarte correto desse material. Na ação do dia 13 de junho, em parceria com a empresa de Farlei Asterio Ertel, de Santa Cruz do Sul, houve o recolhimento de 790 quilos de resíduos eletrônicos. A empresa responsável coleta, desmonta e destina de forma correta os rejeitos.
O técnico agrícola Edson Jair Müller, um dos responsáveis pelo Meio Ambiente em Gramado Xavier, explica que a coleta dos resíduos sólidos ocorre duas vezes por semana na área urbana. Müller faz um apelo para que os munícipes não descartem o material no lixo comum. “Queremos conscientizar a população da importância de descartar cada resíduo de forma correta, evitando contaminação e acidentes”, afirma. A Prefeitura pretende realizar mais ações de recolhimento do lixo eletrônico durante o ano.
Publicidade