Faltando pouco mais de duas semanas para a abertura da 38ª Oktoberfest, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) trabalha em ritmo acelerado para dar conta de todas as demandas do maior evento do município. A montagem das estruturas de lonões e estandes já começou, bem como da arena de shows, que precisa estar preparada para receber milhares de pessoas. A organização projeta ainda uma série de melhorias para tornar mais agradável a experiência dos visitantes.
LEIA MAIS: Restaurante na 38ª Oktoberfest terá capacidade para até 2 mil pessoas
Durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o vice-presidente de Eventos da Assemp, Roni Schuch, e o coordenador da Feirasul, Luiz Wendt, anteciparam algumas alterações e falaram das expectativas para a Festa da Alegria. Sobre a Feirasul, uma das grandes novidades será a montagem de parte das estruturas dentro do novo Centro de Eventos, que terá ainda duas ligações com o Pavilhão 3, área que será mais uma vez ocupada pelos comerciantes de artesanato, bem como a parte externa.
Publicidade
“Teremos uma participação forte do setor da construção civil, com incorporadoras e imobiliárias; lojas de móveis, joias e semijoias, calçados e confecções; e artesanatos. Enfim, uma grande variedade de segmentos para o público conferir”, salientou Wendt. Segundo ele, existem alguns poucos espaços disponíveis para interessados, de modo que a previsão é fechar com um número ao redor de 140 expositores.

Para Schuch, o grande benefício será depender menos dos lonões, estruturas mais suscetíveis a problemas em dias de chuva e vento, tradicionais no mês de outubro. “Além da Oktoberfest, o Centro de Eventos com certeza tornará Santa Cruz uma cidade muito especial para a realização de outros eventos durante o ano inteiro”, frisa.
LEIA MAIS: Concurso levará o clima da Oktoberfest para as ruas
Publicidade
Com isso, as únicas estruturas móveis erguidas para fins comerciais serão a área das agroindústrias e as praças de alimentação. “Para nós, esse novo ambiente caiu como uma luva. E teremos a grata missão de inaugurá-lo.” A montagem dos estandes deve começar nos próximos dias e será concluída ao longo da semana que vem, bem como a decoração no Centro.
Mudança no restaurante e melhorias também nos pavilhões da Oktoberfest
Na esteira das melhorias propostas pela Assemp, o Pavilhão Central também será diferente neste ano. “Não teremos mais o restaurante, serão servidos somente pratos típicos e bebidas”, adiantou Roni Schuch. Com mais espaço, o local será utilizado para apresentações e bailes. “Percebemos no ano passado a grande procura. Em certos momentos, precisamos trancar o acesso porque as mesas provocaram um certo tumulto e impediram que colocássemos o número de pessoas permitido.”

O tradicional restaurante, porém, não estará longe e será ampliado. Ele ficará no Pavilhão 2, ao lado da Casa da Gazeta, e terá atendimento durante todo o dia. “Se a pessoa quiser chegar lá às 16 horas e comer um eisbein [joelho de porco] ou algo da culinária alemã, isso será possível”, comenta o vice-presidente de Eventos da Assemp. O responsável será novamente Erni Thomas. Aos domingos, dia que costuma levar o maior número de visitantes ao parque, a expectativa é servir entre 2 mil e 2,5 mil refeições.
Publicidade
LEIA MAIS: Queijo de Cerveja será lançado na 38ª Oktoberfest e Feirasul
Além de tudo isso, algumas reformas estão em andamento. “Já durante a Construarte iniciamos as melhorias nos banheiros do Pavilhão 2, que são muito antigos e precisavam de uma manutenção urgente”, explicou Schuch. Já no Pavilhão 3, além de limpeza geral, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul cedeu um pintor. “Estamos tentando criar ambientes diferenciados para que as pessoas se sintam bem.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE OKTOBERFEST
Publicidade