A Defesa Civil estadual alerta para a ocorrência de temporais em todo o Rio Grande do Sul ao longo desta semana. Até esta sexta-feira, 17, o Estado continuará registrando chuvas persistentes e volumosas, como ocorreu no último fim de semana. Por isso, as equipes do Centro de Operações da Defesa Civil e a Sala de Situação do Estado seguem monitorando as condições do tempo.
LEIA MAIS
- Entenda o que é o ‘rio atmosférico’, fenômeno responsável pelo alto volume de chuva na região
- Ano de 2023 já tem três recordes históricos de chuva em Santa Cruz; leia
A meteorologista Cátia Valente, que atua na Sala de Situação, aponta as razões desse quadro. “Áreas de instabilidade formadas pelo calor e pela umidade, sistemas de baixa pressão e fluxo de umidade que os ventos do Quadrante Norte em altitude trazem ao Rio Grande do Sul favorecem a formação de muita instabilidade, trazendo chuvas volumosas”, explica.
Nessa terça-feira, 14, as chuvas ficarão mais restritas à Metade Norte, abrangendo Fronteira Oeste, Missões, Norte, Região dos Vales, Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana. Todas essas áreas terão volumes de chuva bastante expressivos, que podem passar dos 100 milímetros acumulados ao longo do dia.
Publicidade