Ano após ano tem crescido a quantidade de temas que são levados para análise do poder judiciário. Em 2023, o Fórum de Santa Cruz recebeu 21.195 novos processos. O número é maior que os cerca de 20 mil protocolados em 2022. Conforme a juíza responsável pela comarca local, Luciane Inês Morsch Glesse, salienta que, mesmo com a digitalização das ações, ainda existe demora pela carência de servidores e magistrados.
LEIA TAMBÉM: Outono começará com risco de temporais em Santa Cruz; veja a previsão do tempo
“A tendência a cada vez aumentar, pois temos sempre essas questões que envolvem demandas de massa, que a população acaba indo ao judiciário. O judiciário não está preparado ainda para lidar com o processo virtual. Teria que ter um número muito maior de servidores para dar conta disso, de servidores e de juízes também, porque o trabalho de conferir também leva tempo e ele leva tempo e às vezes leva modificação do que foi feito. Nós não estamos preparados ainda para atender a demanda satisfatoriamente, em razão do pouco número tanto de servidores como de juízes”, frisa.
Publicidade
Com a elevação da entrância na justiça de Santa Cruz, a expectativa é pelo incremento do número de servidores. A comarca também aguarda pelo preenchimento de vagas que acabaram abertas. Recentemente, a juíza Josiane Caleffi Estivalet foi transferida para Porto Alegre. Com isso, existe a necessidade do Tribunal de Justiça abrir um procedimento para preencher as funções que ela exercia em Santa Cruz.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade