Após uma semana marcada por uma onda de calor, começou nesta quarta-feira, 20, à 0h06, o outono. A estação termina no dia 21 de junho, às 17h51. Embora a expectativa de mudança no clima – com declínio nos termômetros, especialmente em comparação com os primeiros meses do ano –, a temperatura deve ficar acima da média. É o que indicam os prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da MetSul Meteorologia.
Conforme as previsões, o clima do outono será determinado pela temperatura do Oceano Pacífico. As condições da região oceânica sofrem influência do El Niño, o aquecimento anormal da superfície da água nas proximidades da Linha do Equador. O Inmet aponta que o fenômeno deve enfraquecer gradualmente no decorrer dos próximos meses, especialmente entre abril, maio e junho. E isso irá resultar na queda da temperatura. De acordo com a MetSul, uma maior frequência de massas de ar frio é esperada durante a segunda metade do outono.
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Meio Ambiente atua para normalizar abastecimento de água em Monte Alverne
Publicidade
Para a Região Sul, a estação deverá apresentar calor acima do esperado, especialmente no Paraná. Já no Rio Grande do Sul, a previsão é de um clima mais próximo das médias, com possibilidade de variação. Os institutos de meteorologia indicam ainda que a chuva também deve ficar perto e por vezes acima da média para o período, principalmente no Estado. Conforme a MetSul, a região corre o risco de registrar momentos de precipitação muito intensa, com volumes elevados, capazes de provocar cheias, alagamentos e inundações.
Primeiros dias devem ter mudança no tempo
O outono começa com sol e muito calor em Santa Cruz do Sul. Durante a tarde, os termômetros devem beirar os 39 graus. Não há condições para chuva. A partir desta quinta-feira, 21, a entrada de uma frente fria no Sul traz probabilidade de chuva. Em muitas áreas, há o risco de temporais com raios e rajadas de vento forte.
Em Santa Cruz, a previsão indica 23 milímetros na quinta-feira. A máxima não deve passar dos 30 graus, enquanto a mínima cai para 16 graus. No entanto, conforme a MetSul, não deve chover durante a sexta-feira e no decorrer da próxima semana. Nessa terça, os temporais provocaram estragos em parte do Rio Grande do Sul. A cidade gaúcha mais afetada foi Frederico Westphalen, na região do Médio Uruguai, que registrou uma grande quantidade de chuva em um curto intervalo.
Publicidade