Existe um movimento de crescente popularidade no Reino Unido chamado Dry January, traduzido literalmente como Janeiro Seco. Basicamente, se trata de uma campanha pública de saúde para que pessoas fiquem um mês sem consumir bebidas alcoólicas.
Originalmente, o que hoje é um movimento de grande alcance começou como um desafio da médica britânica Emily Robinson, que havia se inscrito para sua primeira maratona, a ser realizada em fevereiro de 2013. A fim de melhorar seus treinamentos e aprimorar sua preparação física, Emily resolveu ficar todo o mês de janeiro de 2013 sem consumir bebidas alcoólicas.
Benefícios como aumento da disposição para correr, sono de maior qualidade e perda de peso foram preponderantes para que Emily Robinson se engajasse para que o então Dry January Challenge ganhasse maior abrangência, o que conseguiu pelo lançamento de campanha pública de saúde por parte da organização governamental britânica Alcohol Change U.K. Em 2023, dez anos após a concepção de uma ideia voltada para um objetivo pessoal, o movimento Dry January teve mais de 200 mil usuários inscritos na internet.
Publicidade
A “importação” da campanha do Janeiro Seco para o Brasil seria praticamente impossível no período em que acontece no rigoroso inverno do hemisfério norte do planeta. Após os festejos de virada de ano, é comum que as famílias tirem férias nas praias do extenso litoral brasileiro, onde o veraneio é temperado por caipirinha e cerveja gelada, os quais, me arrisco a dizer, são símbolos nacionais por sua popularidade.
A propósito, o culto às bebedeiras nas letras de diversas músicas sertanejas de sucesso chega a me preocupar. Confesso que poucos momentos são mais alegres do que beber cerveja e fazer churrasco com os amigos depois de jogar futebol ou antes de assistir a um jogo na televisão. Entretanto, como a diferença entre o remédio e o veneno muitas vezes é a dose, atitudes desmedidas não devem ser tão estimuladas pela cultura popular, na minha humilde opinião.
Finda a digressão, entendo que não seria honesto pregar um Movimento Fevereiro Seco no mês do carnaval, patrimônio cultural relevantíssimo para o Brasil. Abril, por sua vez, será um mês sem feriados em dias úteis em que o começo do frio chama um edredom a mais. Começa a se dormir melhor e mais cedo. Para cumprir uma promessa que fiz em março e para testar a efetividade do Dry January, resolvi que terei um Abril Seco para cuidar mais de mim. Retomarei os treinos na academia e tentarei ver mais os dias amanhecendo do que o pôr do sol.
Publicidade
Convido o caro leitor a fazer o mesmo!
LEIA MAIS TEXTOS DE RUDOLF GENRO GESSINGER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade