Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

não para

Santa Cruz registrou 90% do total de chuva esperado para o mês de maio nesta quarta-feira

As chuvas que começaram no último fim de semana no Vale do Rio Pardo não devem parar tão cedo. E o impacto de um volume extraordinário de precipitação como o que vem sendo registrado são as enchentes ocorridas desde essa segunda-feira, 29, em municípios como Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Candelária e Venâncio Aires.

Esse cenário de caos climático, que, segundo o governador Eduardo Leite, deverá ser o pior desastre da história do Rio Grande do Sul, é causado por um bloqueio atmosférico que faz com que a instabilidade fique estacionada sobre o território gaúcho, especialmente a região central. A previsão dos institutos de meteorologia aponta que isso deve se manter pelo menos até o fim de semana, ocasionando ainda mais chuva.

LEIA TAMBÉM: “O que deu para salvar foi minha bolsa com documentos e uma coberta para dormir”, relata moradora do Várzea

Publicidade

Em Santa Cruz, até domingo, 5, são esperados mais 200 milímetros de precipitação. Somente nesta quarta-feira, 1º, choveu 110 milímetros entre meia-noite e 19 horas. Esse acumulado representa 90% do total esperado para todo mês de maio, que tem média histórica de 122 milímetros de chuva. Em Venâncio Aires, o volume chuva nesta quarta chega a 160 milímetros, e em Restinga Seca a 200.

Abril fechou como o segundo mês mais chuvoso da história de Santa Cruz do Sul. Os registros começaram em 1914. Neste ano, foram 508 milímetros, sendo que 400 milímetros foi acumulado entre segunda e terça, 30. A média de chuva de abril era 113 milímetros.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.