A revitalização e a melhoria da segurança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em Santa Cruz do Sul foram tema de uma reunião entre a comunidade acadêmica e representantes da Prefeitura. O encontro ocorreu na unidade, com a participação do secretário municipal de Segurança e Trânsito, Reginaldo Martins Brito de Campos; da secretária de Educação, Jane Wunder Sabin, e do subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Leonardo Kaminsky.
Entre as iniciativas citadas no encontro e que podem ser feitas pela Prefeitura estão a instalação de um botão de pânico, similar aos existentes nas escolas municipais, e a melhoria das condições na iluminação pública da via de acesso ao prédio da unidade. Também foi indicada a limpeza da vegetação arbustiva no entorno.
LEIA TAMBÉM: CCJ do Senado aprova fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Publicidade
Ainda foi levantada a possibilidade de instalar uma câmera de segurança, ligada à Guarda Municipal. Outra proposta a ser estudada é ter uma unidade da Guarda na estrutura de uma casa funcional que ainda existe na área, para tornar mais rápidos os atendimentos dos agentes não só na unidade, mas em toda a região do Bairro Renascença.
Na avaliação do diretor regional da Uergs, professor José Antônio Schmitz, a reunião renovou as esperanças quanto à revitalização da unidade. Segundo ele, a falta de segurança, tanto patrimonial quanto de toda a comunidade que ali estuda e trabalha, é o principal entrave. Schmitz afirmou que se essas iniciativas propostas pela Prefeitura forem efetivadas, a Uergs de Santa Cruz poderá continuar a ofertar cursos de nível superior gratuitos e de qualidade para a população do Vale do Rio Pardo.
Publicidade