Uma garrafinha de água aqui, outra de refrigerante ali. Mas o que fazer com as tampinhas? Simplesmente jogar no lixo é coisa do passado. A boa pedida agora é utilizá-las para fazer o bem. Em Santa Cruz do Sul, a ONG Cavalo de Lata arrecada materiais confeccionados com plástico PP5 por meio do projeto Tampinha na Lata. Com a iniciativa, criada há sete anos, a entidade consegue custear parte de sua operação envolvendo os mais de cem cavalos resgatados.
Além da renda complementar, por meio dele é possível trabalhar educação, bem-estar animal e meio ambiente. Escolas, empresas e entidades parceiras são convidadas a fazer o recolhimento. Após, os volumes são direcionados a empresas de reciclagem. Na região já há mais de cem pontos de recebimento, mas novas parcerias ainda podem ser firmadas.
LEIA TAMBÉM: Mais um trecho da Rua Ramiro Barcelos passa a contar com três faixas; veja
Publicidade
Segundo Ana Paula Knak, que fundou a ONG ao lado do marido Jason Duani Vargas, palestras de conscientização são realizadas como forma de estimular a prática. “Assim, as crianças e a comunidade ao seu redor têm consciência de que pequenas ações podem ter grandes impactos. Da mesma forma, conseguimos promover o apoio comunitário a projetos sociais e de proteção animal.” Para se ter uma ideia, são necessárias aproximadamente 500 tampinhas para se obter um quilo de material reciclável.
No sítio
Além do projeto, a entidade realiza passeios guiados para grupos em sua sede. No local é possível participar de caminhadas ecológicas, contribuir para o plantio de árvores frutíferas, assistir a palestras sobre reciclagem e bem-estar animal, ter contato direto com resgatados (cavalos, gatos, cães, patos, porcos, vacas e galinhas) e desfrutar de momentos de lazer e piqueniques, entre outras atividades. Os agendamentos podem ser solicitados por meio do perfil no Instagram (@CavalodeLata).
LEIA TAMBÉM: Passarela Supermercados deve ser inaugurado em julho em Santa Cruz
Publicidade

Saiba mais
A ONG Cavalo de Lata conta com 20 voluntários e tem sua sede localizada no interior de Santa Cruz. Sua principal finalidade é libertar cavalos do sistema de tração e resgatá-los de maus-tratos, abandono e acidentes em vias públicas. Para Jason Vargas, a Cavalo de Lata tem em seu cerne um olhar atento ao futuro. “Preservar o meio ambiente é mais do que uma necessidade: é um compromisso coletivo.” Contribuições em valor podem ser feitas via Pix, sendo as chaves o CNPJ 28.132.831/0001-36 ou o e-mail [email protected].
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade