Nesta quinta-feira, 5, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc) realiza um encontro entre escritores e a comunidade voltado ao tema. O evento ocorrerá na Casa das Artes Regina Simonis, a partir das 19 horas.
Intitulado Literatura e Meio Ambiente, será dedicado ao ecologista e escritor Oto José Leifheit. Ecólogo, geólogo e geógrafo, foi autor do livro Introdução ao estudo do meio ambiente de Santa Cruz do Sul. Publicado em 1978, foi um dos primeiros trabalhos acerca do tema no município e inspirou uma série de profissionais.
LEIA TAMBÉM: Dia Mundial do Meio Ambiente: educar para preservar
Publicidade
Leifheit lecionou por mais de três décadas para alunos do Ensino Superior. Depois de se aposentar, doou 3 mil bromélias para embelezar Santa Cruz, evidenciando a paixão pela cidade e o trabalho de melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
“Ele se tornou uma referência para todos nós”, destaca o coordenador do evento, José Alberto Wenzel. Wenzel fez menção ao trabalho do geólogo, que contribuiu com um depoimento para o livro Cinturão Verde: E agora?, publicado pela Editora Gazeta.
A história e o legado do escritor serão apresentados pelo acadêmico e geógrafo Mauro Klafke. Além disso, Leifheit receberá da presidente da Alesc, Marli Silveira, um exemplar dos anais do 4º Congresso Estadual das Academias de Letras. O evento também terá uma apresentação musical com Grace Harteming e Francine Stringuini, além de um momento em que seis autores apresentam trechos de suas obras.
Publicidade