Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ECONOMIA

Bancada gaúcha e Fiergs tratam sobre ações para a reconstrução do Rio Grande do Sul

Brasília sediou, na noite dessa terça-feira, 10, o encontro de 24 integrantes da bancada gaúcha com representantes do empresariado. O presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, ressaltou a importância da atuação dos parlamentares para impulsionar projetos de desenvolvimento econômico e social. Para ele, é necessário superar diferenças ideológicas para unir propósitos em projetos do Estado.

“Acreditamos no poder do diálogo permanente entre o setor privado, governantes e legisladores”, disse Bier. Ele ressaltou o espírito de colaboração na organização da Agenda Legislativa – Congresso Nacional 2025. Essa iniciativa conta com projetos considerados estratégicos para o avanço do Rio Grande do Sul em diferentes frentes.

“Trata-se de um guia de propostas que consideramos fundamentais para o ambiente de negócios que almejamos. Algumas dessas iniciativas já possuem referência legislativa e outras demandam ação parlamentar”, afirmou. Como exemplo, apontou a criação de um Fundo Constitucional para a Região Sul. Com esse mecanismo seria possível corrigir injustiça histórica com o Estado, que sofre com a desigualdade de incentivos entre as regiões.

Publicidade

VEJA TAMBÉM: Deputados vão pressionar o governo federal sobre a securitização da dívida dos produtores rurais

 Marcelo Moraes defende pressão para aprovar fundo

Coordenador da bancada gaúcha, Marcelo Moraes (PL) ressaltou que é preciso mobilização por recursos após as enchentes de 2024. Enfatizou que para a aprovação do Fundo Constitucional é preciso apoio além das bancadas do Sul e Sudeste, que seriam as regiões beneficiadas. “Por isso, é preciso que cada um também trabalhe dentro das bancadas partidárias junto aos colegas de outros estados”, indicou.

Presente no encontro, o governador Eduardo Leite (PSD) classificou como muito importante o esforço de reunir a bancada que representa o Estado. “Se não fizermos ser percebido em Brasília que o Rio grande do Sul merece visão diferenciada, teremos um futuro muito desafiador”, alertou.

Publicidade

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.