Após os extremos climáticos enfrentados nos últimos dias no Rio Grande do Sul, com o registro de enchentes na última semana e temperaturas negativas nesta, este fim de semana volta a ter tempo severo na região, incluindo grande parte do Vale do Rio Pardo. A Defesa Civil estadual atualizou no fim da tarde dessa quinta-feira, 26, as áreas que estão sob risco hidrológico.
Na maior parte do Vale do Rio Pardo, principalmente na bacia hidrográfica do Rio Pardo, o aviso está na cor vermelha, indicando a condição de inundação. Também serão afetadas partes do Vale do Taquari, do Baixo Jacuí e da região metropolitana de Porto Alegre.

LEIA TAMBÉM: Uso de tags para pagamento em pedágios da RSC-287 mais que dobra em quatro anos de concessão
Publicidade
Segundo o Estado, os rios Jacuí (entre Dona Francisca e o delta do Jacuí), Pardo, Pardinho e Taquari (entre Encantado e Taquari) estão na área com alerta vermelho. Na mesma condição, aparecem rios como Ibicuí, Uruguai, Caí, Paranhana, Sinos, Gravataí e Guaíba.
Em relação ao risco meteorológico de chuvas intensas, a parte mais alta do Vale do Rio Pardo, incluindo municípios como Gramado Xavier e Boqueirão do Leão está sob condição severa. Já a parte baixa do vale está em alerta. A chuva deve começar no sábado, 28, com o aprofundamento da área de baixa pressão sobre o estado aliado ao fluxo de umidade do norte do país.
Os acumulados devem variar entre 50 e 90 milímetros em diversas regiões, incluindo os Vales, mas podem superar os 100 milímetros em alguns pontos, especialmente durante a noite. Já na madrugada e manhã de domingo, 29, com o fluxo de umidade continental aliado à formação de um ciclone extratropical próximo da costa, serão favorecidas chuvas fortes a intensas e persistentes. Raios e temporais isolados, eventual queda de granizo e rajadas de vento acima dos 70 quilômetros por hora também podem compor o cenário. Os acumulados podem chegar aos 100 milímetros no mesmo dia na região dos Vales, assim como no Litoral Norte.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Plano Plurianual de Santa Cruz prevê investimentos em cinco eixos; veja quais são
Prefeitura de Santa Cruz faz alerta
Em comunicado publicado na manhã desta sexta-feira, 27, o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, coronel César Eduardo Bonfanti, reforçou a preocupação com o cenário para o fim de semana. “É importante que nós estejamos atentos. Nós estamos nos preparando, mas que a população também esteja atenta. Naquelas regiões em que nós tivemos alagamentos na última semana poderá ocorrer novamente. Não se coloquem em situação de risco”, alerta.
Durante reunião com secretários municipais, Bonfanti ressaltou que
Publicidade
não há possibilidade de o Rio Pardinho chegar ao nível da última cheia, visto que no momento ele se encontra com profundidade de 1,40 metros e seriam necessários altos volumes de chuva para que transborde. “O que pode ocorrer são situações de alagamentos”, disse. Em caso de necessidade, já estão previstos locais para abrigar famílias que, porventura, necessitaram de alojamento.
Durante o encontro, também foi avaliado o trabalho de desobstrução que está sendo realizado nos córregos do município. Um dos exemplos é o Arroio do Almoço, no Distrito Industrial. Equipes da Secretaria de Segurança e Trânsito estão utilizando drone para identificar os pontos em que há necessidade de intervenções de máquinas pesadas para a limpeza.
Em caso de situações de risco, os números que podem ser acionados em Santa Cruz do Sul são:
Publicidade
- Defesa Civil: 199
- Guarda Municipal: 153
- Bombeiros: 193
- Brigada Militar: 190
- Polícia Civil – Denúncias: 181 | Emergências: 197
- Secretaria de Segurança e Trânsito: (51) 3120-4052
- Gabinete do Prefeito / Defesa Civil: (51) 3120-4660
Previsão para os próximos dias em Santa Cruz*:
- Sexta-feira, 27
- Mínima de 6 graus
- Máxima de 14 graus
- Sem chuva prevista
- Tempo: sol com muitas nuvens ⛅
- Sábado, 28
- Mínima de 7 graus
- Máxima de 11 graus
- Chuva prevista: 33,8 milímetros
- Tempo: chuva 🌧️
- Domingo, 29
- Mínima de 10 graus
- Máxima de 13 graus
- Chuva prevista: 32,7 milímetros
- Tempo: chuva 🌧️
*Dados da MetSul Meteorologia. A previsão do tempo pode mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade