Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

2ª edição

Gincana de Língua Alemã inicia em Santa Cruz e segue até setembro

Um dos locais visitados pelos alunos foi a Cooperativa de Catadores de Santa Cruz

Começou nessa quinta-feira, 17, a 2ª Gincana de Língua Alemã em Santa Cruz do Sul. Cerca de cem participantes reuniram-se no início da tarde na Escola Auf gut Deutsch, organizadora do evento, para conhecer algumas das entidades do município. Uma das novidades deste ano é que, além de seis instituições de Santa Cruz, também participam alunos de duas escolas de Sinimbu.

Os participantes visitaram a usina da Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), o Clube Escoteiro Santa Cruz e após participaram de um lanche coletivo. Participam da edição deste ano alunos da Escola Auf gut Deutsch, Colégio Mauá e escolas municipais Félix Hoppe, Guilherme Simonis, Cardeal Leme, Willy Fröhlich, Carlos Boettcher Filho e Nossa Senhora da Glória – as duas últimas de Sinimbu. 

LEIA TAMBÉM: Especialista em finanças fala sobre o papel das empresas na saúde mental dos colaboradores

Publicidade

Com o tema Saat für die Zukunft, que em tradução para o português significa Semear para o futuro, a gincana terá a participação de sete equipes e duração de quase três meses. Os integrantes precisarão realizar três tarefas por semana, sendo 21 atividades no total, todas relacionadas ao tema da sustentabilidade. A exemplo da saída de campo realizada nessa quinta-feira, uma segunda ocorrerá no dia 11 de setembro.

A premiação surpresa será entregue para as três equipes vencedoras no dia 27 de setembro, durante o baile em comemoração ao jubileu dos 20 anos da Escola Auf gut Deuscht e aos 147 anos de fundação do Município. A premiação será entregue pelo prefeito Sérgio Moraes e pelo cônsul da Alemanha no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá conquista uma das maiores pontuações do Enem no País

Publicidade

Conforme a diretora da escola Auf gut Deutsch, Jaqueline Bender, o tema Semear para o futuro tem dois sentidos para a gincana, incentivando o conhecimento da língua alemã e o futuro dentro da sustentabilidade. Seguindo na linha ecológica, o baile de premiação não contará com nenhum objeto de plástico, sendo 100% sustentável. Jaqueline acredita que a gincana tem uma contribuição significativa para a comunidade.

Vivências da língua alemã

Os participantes foram divididos entre sete equipes com nomes de cores (Braun, Schwarz, Blau, Gelb, Grün, Rot e Orange) e são liderados por coordenadores. Júlia Budde, de 24 anos, coordena a equipe Blau (azul) e também é aluna da Auf gut Deutsch. Ela participou da gincana passada e afirma que a iniciativa tem como um de seus objetivos propagar a cultura alemã para as crianças. “Torna-se importante pelo fato de que elas poderão reproduzir isso quando adultas. Acho que faz total sentido, é muito interessante”, destaca. 

O estudante Arthur Henrique Naue, 14, do 9º ano da Escola Félix Hoppe, participa pela segunda vez da iniciativa. Ele acredita que a gincana proporciona um ambiente propício para conhecer novas pessoas e aprender mais sobre a língua alemã. “Eu tenho contato com o alemão desde pequeno e é bom entender um pouco mais a cada dia.”

Publicidade

LEIA MAIS DE SANTA CRUZ DO SUL

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.